stories

Sou Sabará
Sou Sabará Notícias
Sabará City

Lagoa da Reta do bairro Campo Santo Antônio será despoluída

SALVAR

Lagoa da Reta. Foto: Prefeitura de Sabará
Lagoa da Reta. Foto: Prefeitura de Sabará

Segundo a Prefeitura de Sabará a Secretaria de Obras iniciou os trabalhos de construção de um sistema capaz de despoluir a Lagoa da Reta, localizada no bairro Campo Santo Antônio,

O engenheiro Luiz Mário Queiroz Lima, responsável pelo projeto, deu detalhes sobre a técnica dos “Jardins Filtrantes” que será usada para despoluir a Lagoa da Reta. “Ela é uma técnica muito simples. É uma tecnologia que tem mais ou menos 370 anos de existência, de domínio mundial. Ela se baseia na filtração da água, ou seja, a passagem da água poluída por um meio aonde nós temos os elementos filtrantes, mais as plantas e os micro-organismos. A contaminação, ao passar por estes produtos, vai sendo retida, e os micro-organismos e as plantas então absorvem isso na forma de nutrientes. A planta na forma de carbono e os micro-organismos na forma de nitrogênio. A lagoa da Reta está contaminada com cianofíceas que são algas e bactérias. E toda esta alga vai ser sugada ao passar pelo sistema, como um filtro que tem na nossa casa”, explica.

Continue lendo após a publicidade




Segundo a Secretaria de Obras de Sabará, a previsão para conclusão dos trabalhos é de 60 dias. De acordo com o engenheiro Luiz Mário, entre seis e oito meses, a água da lagoa deverá estar despoluída.

O prefeito de Sabará, Dr. Diógenes Fantini, falou do motivo para a revitalização da lagoa. “A lagoa está poluída, perigosa para a saúde da população, principalmente para esses jovens que gostam de nadar aqui. Ela tem uma bactéria que produz ácido cianídrico, que pode ocasionar doenças de pele, de pulmão e câncer. Então estamos fazendo os “jardins filtrantes” para melhorar a qualidade desta água. Complementando essas obras de despoluição, vamos fazer um “repeixamento”, como fizemos no primeiro mandato, repovoando esta lagoa com espécies de peixes ornamentais e comestíveis”, declarou o prefeito.

Compartilhe:

Veja stories do Sou Sabará

Veja stories do Sou Sabará Notícias