Bem-vindo ao Portal de Sabará - MG

Meninas formam no Programa Sabará (Projeto que ensina robótica e programação) . Confira!

Ação desenvolvida no Campus Sabará leva tecnologia e conteúdos de robótica e programação de computadores a alunos do ensino fundamental. Turma especial para meninas foi iniciada neste ano.

O Cine Bandeirante recebeu na última quarta-feira(27) as 80 adolescentes formandas do projeto de extensão “Programa Sabará For Women – PS4W”.

A solenidade reuniu mais de 400 pessoas, entre convidados, familiares, autoridades e representantes das secretarias municipal e estadual de Educação.

Foto de Gabriel Novy

O curso do PS4W teve duração de nove meses, com atividades iniciadas em março. Dividido em módulos, as aulas abordaram conceitos de informática e eletrônica, com atividades voltadas para o uso de aplicativos e programação, com a oportunidade de aprender conteúdo básico de robótica, com aulas práticas nas quais conheceram o funcionamento de robôs.

A iniciativa, que é coordenada pelo professor Carlos Alexandre Silva, foi fomentada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que financiou 23 bolsas (15 para alunas do médio/técnico, três para alunas da graduação e cinco para professoras das escolas públicas participantes). Segundo Carlos, o sucesso do PS4W deverá estimular novos projetos para serem desenvolvidos no ano que vem e até uma parceria com o Governo de Minas Gerais, que já manifestou interesse na ação.

Entre as autoridades presentes na cerimônia de formatura, estavam o diretor-geral do Campus Sabará, Daniel Neves Rocha; o coordenador e idealizador do Programa Sabará, Carlos Alexandre Silva; a coordenadora do PS4W, Cristiane Norbiato Targa; o coordenador de gestão das ações de Extensão do IFMG, Matheus Costa Frade; o secretário municipal de Cultura, Hamilton Alves, que representou o prefeito Wander Borges; a secretária municipal de Educação, Vânia Leal; e a diretora educacional da Superintendência Regional de Ensino, Márcia Santos Fonseca.

Adicione o número abaixo na sua lista de contatos e envie “Oi” para receber as notícias do Sou Sabará no seu Whatsapp
 
Fechar Menu