(0)

Chafariz do Kaquende

  • Descrição

O chafariz do Kaquende foi construído em 1757, os construtores foram João Duarte e José de Souza, a água vem de uma nascente do Morro de São Francisco, o local é bom concorrido e movimentado pelas pessoas que enchem suas vasilhas de água. Dizem que quem bebe dessa água sempre retorna a Sabará, o local é cheio de lendas.

Localizado na Rua São Pedro, o chafariz é construído em pedra revestida de massa e pintura, com suas paredes projetadas como pilastras. Possui duas simples bicas que jorram água canalizada para um pequeno tanque. No topo das bicas, encontra-se uma escultura em pedra-sabão representando a Coroa e as armas reais, conforme determinação do Imperador D. Pedro I em 1822.

Kaquende era o nome dado pelo povo à região da margem direita do Rio das Velhas e do Rio Sabará. A expressão era utilizada para indicar “Cá aquém do Rio das Velhas”. Nas proximidades do Chafariz, ocorriam as transações comerciais mais importantes da época, com o ouro e os escravos sendo os principais produtos negociados. A origem exata da palavra Kaquende não é conhecida, seja ela de construção popular, portuguesa, africana ou indígena. Em tupi-guarani, poderia significar “água cristalina que brota dali”, enquanto em língua africana, “jovem forte e valoroso”. Entre tantas lendas, a tradição diz que aqueles que bebem de sua água sempre retornam a Sabará. Até hoje, a fonte sacia a sede da comunidade, visitantes e turistas que passam por ali.

Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan, o Chafariz de Kaquende é um tesouro histórico a céu aberto que representa uma parte significativa da história de Sabará.

© Todos direitos reservados