Problema que atinge cerca de 40% dos casos de infertilidade masculina é marcado pela falta de informação
[expander_maker id=”1″]De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a infertilidade atinge cerca de 15% da população. O órgão projeta que um em cada cinco casais tem problemas para engravidar, precisando de uma ajuda especializada. As causas que levam a essa condição pode aparecer nos gêneros masculinos e femininos, mas nos homens a situação é marcada pelo tabu.
Uma das doenças que pode causar infertilidade nos homens é a varicocele. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), a condição é caracterizada pela dilatação das veias testiculares, o que pode dificultar o retorno venoso e provocar uma alteração nas funções do testículo.
A varicocele é uma das causas mais recorrentes da infertilidade masculina. De acordo com pesquisas realizadas pela SBU, estima-se que 40% dos homens inférteis tenham a doença.
A chance de infertilidade é aumentada pela falta de informação, acompanhada do medo e preconceito que muitos homens têm de procurarem um urologista.
A recomendação do Ministério da Saúde é que homens com até 40 anos se consultem com o médico pelo menos uma vez a cada dois anos e, após essa idade, uma vez ao ano. No entanto, caso surja algum tipo de incômodo ou sintoma, é importante que a consulta seja realizada o mais rápido possível.
O desenvolvimento dos órgãos reprodutores masculinos ocorre na puberdade e, por esse motivo, é nesse período que a varicocele pode aparecer. No entanto, a Sociedade Brasileira de Urologia destaca que, em casos mais graves, a doença pode ser notada ainda na infância.
Embora a doença surja na adolescência, muitos homens só a descobrem na vida adulta, após tentativas frustradas de gravidez e durante a busca por ajuda especializada para a investigação de infertilidade. Isso porque a varicocele é uma doença silenciosa e apresenta sintomas apenas em casos isolados, quando há desconforto na região escrotal, aumento de volume e dor testicular.
Em alguns quadros, os pacientes também apresentam varizes nas pernas e hemorróidas. Segundo a SBU, essas condições juntas ajudam a compreensão de que se trata de uma alteração venosa sistêmica que acomete diferentes regiões do corpo. Além disso, a sociedade médica também destaca haver um fator genético e hereditário a ser considerado, pois muitos homens que apresentam varicocele possuem a doença no histórico familiar.
Existe uma relação direta entre a infertilidade masculina e a varicocele. De acordo com informações divulgadas pela SBU, a doença promove um aquecimento contínuo nos testículos, ocasionando uma grande produção de radicais livres que atacam as células reprodutoras do homem. Dessa forma, a temperatura anormal gera reflexos diretos na quantidade e na qualidade da produção dos espermatozoides.
Importante destacar que existem diferentes quadros de varicocele e apenas nos moderados e graves há comprometimento da fertilidade masculina.
O diagnóstico de varicocele é simples e pode ser feito no consultório de urologia por meio de um exame físico. De acordo com a SBU, o procedimento ocorre pela palpação da bolsa testicular, que deve ser feita com o paciente de pé. Nos casos em que o diagnóstico gere dúvidas, o médico pode solicitar um exame de ultrassonografia com doppler colorido para confirmar o quadro.
Assim como na maioria das doenças, a identificação precoce é fundamental para que o paciente possa ter mais chances de reverter a situação e não ter sua fertilidade comprometida. Nesse sentido, reforça-se a necessidade do rompimento do tabu que muitos homens têm sobre cuidados com a própria saúde e quanto a frequentar consultórios de urologia.
A possibilidade de tratamento para varicocele depende da idade e do quadro do paciente. Em casos de dor ou inchaço exagerado, o médico pode prescrever a ingestão de analgésicos e o uso de suspensórios testiculares. Porém, ainda segundo a SBU, em casos de infertilidade a intervenção cirúrgica pode ser indicada.
O procedimento é realizado com o auxílio de um microscópio cirúrgico, é considerado simples, tem duração de cerca de uma hora e meia e o paciente geralmente recebe alta no mesmo dia. A cirurgia, além de ser uma opção para devolver a fertilidade, apresenta melhor custo-benefício em comparação aos métodos de reprodução assistida.
De acordo com a Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva e Associação Americana de Urologia, a correção cirúrgica de varicocele oferece uma melhora de cerca de 60% dos parâmetros e uma taxa de 40% de gravidez natural.
[/expander_maker]