Você possui currículo lattes? Ainda não?
Saiba o porquê você deveria se cadastrar nesta plataforma e quais benefícios você ganharia com isso.
Utilizada pela maioria das empresas e instituições, a Plataforma Lattes possui a habilidade de influenciar no incentivo ao desenvolvimento do país.
A plataforma é uma base de dados de currículos, de grupos de pesquisa e de instituições em um sistema de informações único, que visa incentivar e facilitar a vida acadêmica de estudantes e instituições nas áreas de ciências e tecnologia.
O Currículo Lattes tornou-se um padrão nacional de registro da vida acadêmica e profissional dos estudantes e pesquisadores do país, sendo adotado pela maioria das instituições, universidades e institutos de pesquisa. Sua estrutura de inclusão de dados facilita a descrição dos mais diversos aspectos estudantis e profissionais, permitindo uma melhor visualização das atividades e interesses.
Criado em 1951, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), tem como principais atribuições fomentar a pesquisa científica e tecnológica e incentivar a formação de pesquisadores brasileiros.
A disponibilização pública dos dados da Plataforma na internet dão maior transparência e mais confiabilidade às atividades de fomento do CNPq e das agências que a utilizam, fortalecem o intercâmbio entre pesquisadores e instituições e é fonte inesgotável de informações para estudos e pesquisas.
Uma das principais vantagens do Curriculum Lattes é a flexibilidade, visto que pode ser escrito de várias maneiras, a fim de evidenciar as melhores características do profissional.
Outras facilidades seriam a consulta de dados que pode ser feita em qualquer lugar, através da internet, a centralização de dados e o aumento da possibilidade de concessão de bolsão de estudo e inscrições em eventos científicos.
A transparência, facilidade e confiabilidade nos dados contidos nessa plataforma do CNPQ incentiva de forma sem precedentes o fomento à ciência brasileira.
Acesse ao site oficial da Plataforma Lattes(http://lattes.cnpq.br/).
Na coluna do lado direito onde está escrito “Acesso direto – Currículo Lattes” clique na opção “Cadastrar novo currículo”.
Fazer cadastro curriculum lattes:
1. Cadastrar-se no curriculum Lattes
– escolha sua nacionalidade (brasileira ou estrangeira);
– indique seu e-mail em seguida, crie uma senha de acesso;
– clique em “próxima”.
2. Informação pessoal
– informe seus dados pessoais de acordo como foram registrados junto a Receita Federal do Brasil;
– clique em “próxima”.
3. Endereço e contato
acrescente seu endereço residencial e/ou profissional;
– clique em “próxima”.
4. Formação acadêmica
– cite suas formações acadêmicas e cursos;
– clique em “próxima”.
5. Atuação profissional
– informe suas experiências profissionais;
– clique em “próxima”.
6. Área de atuação
– aponte sua área de atuação e habilidades linguísticas;
– clique em “próxima”.
7. Conclusão
certifique-se que seus dados estão corretos, acrescente sua foto e finalize sua inscrição.