A origem do dia dos pais é semelhante ao Dia das Mães, já que a ideia inicial das duas datas era de instituir datas que proporcionassem respeito pelos pais, bem como fortalecer os laços familiares.
No Brasil a data começou a ser instituída em 1953, por uma sugestão do publicitário Sylvio Bhering – que propôs a comemoração inspirado na norte-americana. O primeiro Dia dos Pais brasileiro ocorreu no dia 14 de agosto de 1953, Dia de São Joaquim, pai de Maria, mãe de Jesus. Posteriormente, ele foi mudado para o segundo domingo de agosto.
O primeiro registro de uma homenagem aos pais na história da humanidade data da antiga Babilônia, há cerca de 4 mil anos. Na época, um jovem chamado Elmesu teria feito um cartão para seu pai, moldado em argila. No presente, ele desejava sorte, saúde e vida longa a seu pai.
Mas foi nos Estados Unidos, que a comemoração se popularizou depois que a Sonora Louise Smart Dood, filha do veterano da guerra civil, John Bruce Dood, criou o Dia dos Pais em 1909.
Ela teve a ideia de celebrar o Dia dos Pais depois de ouvir um sermão dedicado às mães. Além de admirar o pai, o objetivo de Sonora era homenageá-lo devido o grande esforço que John tivera para criar os filhos sozinhos, após o falecimento da esposa em 1898 quando dava a luz ao sexto filho. John criou o recém-nascido e seus outros cinco filhos sem ajuda de ninguém.
Então em 1910, Sonora enviou uma petição a Associação Ministerial de Spokane, cidade localizada em Washington, nos Estados Unidos.
Depois disso o primeiro Dia dos Pais norte-americano foi comemorado em 19 de Junho de 1910. A data tornou-se uma festa nacional, foi oficializado pelo presidente americano Richard Nixon em 1972.
Espero que tenham conhecido um pouco da história, mas apesar disso o que desejo é que os laços familiares, como respeito, honra e amor venham ser resgatados e valorizados. A todos os pais, parabéns!