Governo estadual de Minas Gerais anuncia concurso público com número recorde de vagas para a Educação; inscrições abrem em julho
O Governo do Estado divulgou hoje, dia 31/5, no Diário Oficial Minas Gerais, o edital para o concurso público da Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG), que oferece um total de 19.878 vagas para carreiras na área da Educação. Esse é um dos maiores concursos de Minas Gerais e do país em termos de número de vagas e abrangerá as Superintendências Regionais de Ensino (SREs), a Unidade Central e as unidades escolares.
As inscrições terão início em 31/7 e se encerrarão em 29/8 deste ano, sendo realizadas por meio do site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), responsável pela organização do concurso. Serão selecionados profissionais para os cargos de Professor de Educação Básica (PEB), Especialista em Educação Básica (EEB), Analista Educacional (ANE), Analista de Educação Básica (AEB), Técnico da Educação (TDE) e Assistente Técnico de Educação Básica (ATB) da SEE-MG.
Desde 2019, o Governo de Minas já nomeou 15 mil servidores aprovados em concursos públicos da área educacional. Está prevista também a nomeação de aproximadamente 4 mil candidatos excedentes, referentes ao saldo de aprovados no concurso público da Educação, Edital SEE nº 07/2017, até setembro deste ano.
O processo seletivo será dividido em três etapas: prova objetiva de múltipla escolha, redação e avaliação de títulos. A prova objetiva abordará questões de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico-matemático, Legislação Educacional, Direitos Humanos e Conhecimentos Específicos. Os candidatos realizarão as provas em todas as cidades-sede das Superintendências Regionais de Educação.
A segunda etapa consistirá na elaboração de uma redação, de caráter eliminatório e classificatório, para todos os cargos. Já a terceira etapa será a avaliação de títulos, de caráter classificatório, apenas para os cargos de nível superior.
O edital do concurso está disponível nos endereços eletrônicos da FGV, da Seplag-MG e da SEE-MG. Os candidatos devem acompanhar o cronograma no site da organizadora.