Uma organização, suspeita de envolvimento com extração mineral ilegal ao longo da BR-040, foi alvo de uma operação da Polícia Federal nesta quinta-feira, 19 de setembro. A atividade ilegal foi descoberta após uma denúncia da Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig), alertando que as ações dos criminosos em Nova Lima e Itabirito estavam colocando em risco um gasoduto da empresa, com perigo de explosão.
Com base na denúncia, as investigações apontaram a presença de indivíduos envolvidos na exploração clandestina de minério de ferro, recrutando motoristas e operadores de máquinas, negociando o produto mineral ilegalmente e contando com a atuação de “olheiros” e pessoas armadas para apoiar as atividades ilícitas. A Polícia Federal também identificou empresas que estavam adquirindo o minério de forma irregular.
Nesta quinta-feira, agentes da PF cumpriram 18 mandados de busca e apreensão nos municípios de Belo Horizonte, Contagem, Pedro Leopoldo e Nova Lima, na região metropolitana, além de Sete Lagoas, Itabirito e Itabira, localizados na região central de Minas Gerais.
A operação também resultou no sequestro e apreensão de 19 veículos de carga usados nas práticas ilegais e na suspensão das atividades de duas empresas sediadas em Itabirito, que estavam operando sem o devido licenciamento ambiental para o tratamento de minério de ferro.