Saiba como solicitar a nova carteira de identidade em MG

SALVAR

A emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) já está em andamento em Minas Gerais. As pessoas deverão solicitá-la até fevereiro de 2032.

Carteira de Identidade Nacional — Foto: Divulgação / Governo Federal

Abaixo estão as instruções sobre como proceder:

  • Para requisitar a nova identidade, é necessário agendar um horário através do site ou aplicativo do Governo de Minas Gerais.
  • O cidadão deverá apresentar a certidão de nascimento ou de casamento, no caso de alteração de nome após o matrimônio, juntamente com um documento que comprove o número do CPF.
  • Não será mais exigido levar uma foto, pois uma nova será capturada no momento pelo pessoal do posto de identificação.
  • Após o processo, a nova identidade será entregue na residência do solicitante, eliminando a necessidade de deslocamento até o instituto de identificação.

Quanto à validade, a CIN terá um prazo de 10 anos para pessoas entre 12 e 59 anos, 5 anos para aqueles de 0 a 11 anos, e para indivíduos com 60 anos ou mais, não haverá vencimento. Apesar disso, recomenda-se a solicitação da nova identidade para todas as faixas etárias. A renovação após o término do prazo será gratuita, enquanto em casos de perda ou extravio, será aplicada uma taxa.

Continue lendo após a publicidade




Uma inovação da CIN é a extinção do RG, sendo substituído por um único número de registro em todo o território nacional, que será o CPF. A Polícia Civil antecipa uma redução nos casos de falsidade ideológica com essa mudança.

Para agendar o serviço clique aqui

Compartilhe:

Veja stories do Sou Sabará

Veja stories do Sou Sabará Notícias

Relacionado