Saiba como solicitar a nova carteira de identidade em MG

SALVAR

A emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) já está em andamento em Minas Gerais. As pessoas deverão solicitá-la até fevereiro de 2032.

Carteira de Identidade Nacional — Foto: Divulgação / Governo Federal

Abaixo estão as instruções sobre como proceder:

  • Para requisitar a nova identidade, é necessário agendar um horário através do site ou aplicativo do Governo de Minas Gerais.
  • O cidadão deverá apresentar a certidão de nascimento ou de casamento, no caso de alteração de nome após o matrimônio, juntamente com um documento que comprove o número do CPF.
  • Não será mais exigido levar uma foto, pois uma nova será capturada no momento pelo pessoal do posto de identificação.
  • Após o processo, a nova identidade será entregue na residência do solicitante, eliminando a necessidade de deslocamento até o instituto de identificação.

Quanto à validade, a CIN terá um prazo de 10 anos para pessoas entre 12 e 59 anos, 5 anos para aqueles de 0 a 11 anos, e para indivíduos com 60 anos ou mais, não haverá vencimento. Apesar disso, recomenda-se a solicitação da nova identidade para todas as faixas etárias. A renovação após o término do prazo será gratuita, enquanto em casos de perda ou extravio, será aplicada uma taxa.

Continue lendo após a publicidade

Uma inovação da CIN é a extinção do RG, sendo substituído por um único número de registro em todo o território nacional, que será o CPF. A Polícia Civil antecipa uma redução nos casos de falsidade ideológica com essa mudança.

Para agendar o serviço clique aqui

Compartilhe:

Veja stories do Sou Sabará

Veja stories do Sou Sabará Notícias

Quer participar dos grupos no Whatsapp?

Se você tiver interesse em participar dos grupos do Sou Sabará no Whatsapp
Quer Receber Notícias Sim Não