Bem-vindo ao Portal de Sabará - MG

Conheça os benefícios da Jabuticaba para a saúde

Segundo a nutricionista Solange Ventura, a jabuticaba possui vitaminas do complexo B e vitamina C. “É uma fruta rica em sais minerais, como o cálcio, fósforo e ferro”, completa. A frutinha ainda possui a antocianina, um antioxidante poderoso que ajuda a combater o envelhecimento.

Como é rica em sais minerais e na poderosa antocianina, jabuticaba favorece a eliminação de moléculas instáveis de radicais livres, que são as responsáveis pelo envelhecimento precoce das células e pelo estresse.

Um estudo recente realizado por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) comprovou a eficácia da jabuticaba na prevenção e tratamento de algumas enfermidades, como o câncer de próstata e a leucemia. De acordo com a pesquisa, os compostos presentes na casca da jabuticaba reduzem em até 50% a produção de células cancerígenas no organismo. “É na casca, inclusive, que está a maior concentração de antocianinas, por isso o indicado é consumir a fruta com a casca em sucos”, afirma Solange.

A nutricionista Mariana del Bosco, da Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica, abaixo fala outros benefícios da fruta:

1 – De acordo ela a jabuticaba for consumida com a casca e com o caroço, ajuda a regular o intestino, pois é uma excelente fonte de fibras e que apenas os diabéticos devem tomar cuidado, pois contém bastante açúcar.

2 – Tanto a casca como a polpa são ricas em pectina, uma fibra bastante potente no combate ao colesterol.

3 – Os mais vaidosos (e vaidosas) também têm na jabuticaba uma aliada para a pele. A fruta é rica em antocianinas, um tipo potente de antioxidante que atua na eliminação de moléculas instáveis de radicais livres, ou seja, é ótima para prevenir rugas.

Deixe para lavar a fruta somente na hora de consumir, pois ela é muito sensível e sua fermentação começa imediatamente após a colheita.

Saiba mais

Adicione o número abaixo na sua lista de contatos e envie “Oi” para receber as notícias do Sou Sabará no seu Whatsapp

 



Fechar Menu