A histórica cidade de Sabará, a 20 km de BH, se prepara para receber o Festival de Inverno com muitas atrações. Durante os dias 09 a 24 de julho, a cidade respira arte e cultura em seus espaços públicos, patrimônio histórico e artístico de Minas Gerais.
O evento surgiu pela experiência positiva de realização de projetos como esse em outras localidades, como Monte Verde e Itapecerica. Sabará é a terra natal da JH Eventos, realizadora do Festival, que tem orgulho de ser sabarense e entregará para a população as diferentes formas de fazer cultura valorizando a cidade como cenário, destacando seu patrimônio. Além disso, fez-se necessário promover cultura para cidade de Sabará descentralizando as atividades, levando cultura aos pólos. Na primeira edição, realizada em 2019 através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o evento foi um marco na formação de público, levando mais de 10 apresentações de artes cênicas aos bairros da cidade e cultura para todos.
“O evento visa descentralizar a disseminação da cultura na cidade com programação no centro histórico e também em bairros como Siderúrgica, Vila Santa Cruz, Pompéu, Nossa Senhora de Fátima e General Carneiro. Estamos na expectativa de surpreender o público e entregar um belo festival para moradores e turistas”, fala Huemara Neves, produtora e gestora do evento.
As apresentações de artes cênicas terão grandes grupos como Giramundo, Cia Circunstância, Grupo Trampulim e Trupe Gaia estes de Belo Horizonte e o Grupo Teatro Kabana, de Sabará.
Nas apresentações de música instrumental destaque para um show especial, do músico instrumentista Guilherme Pereira (guitarra e violino) da Nuova Vita Instrumental e seus convidados Leandra Oliveira (violoncelo), Giovanni Alves (teclados), Paulo Rodrigues (baixo) e Thiago Marinho (bateria), que apresentarão grandes composições do universo pop internacional, do rock, MPB e trilhas sonoras inesquecíveis especialmente para o projeto, com apresentação de dança com a companhia Aziza Dance, no Cine Teatro Bandeirantes, no dia 09 de julho. Além disso, a bicentenária Banda Santa Cecília, se apresenta no adro da Igreja Nossa Senhora da Conceição, no dia 15 de julho.
Uma programação especial para o dia do aniversário da Cidade, comemorado em 17 de julho será um cortejo do Maracatu Estrela de Aruanda entre as principais praças do centro histórico e apresentação da Cia Circunstância, às 11h, no bairro Pompéu.
O projeto também oferece oficinas gratuitas de teatro que acontecem nos dias 18, 20, 22 de julho, na Escola Municipal Tiná Costa no bairro Vila Santa Cruz. Já no bairro Pompéu, acontecerão as oficinas de circo nos dias 18, 19 e 20 de julho.
As inscrições poderão ser feitas pelo whatsapp que será disponibilizado no link da bio no Instagram @festivaldeinvernosabara a partir do dia 11 de julho, com 20 vagas cada uma. O evento 100% gratuito é produzido pela JH Eventos, com patrocínio da AngloGold Ashanti e Macaúbas Ambiental, apoio da Padaria Vô Pedro, Sense Artesanais, Jordânia Barros Paisagismo e Prefeitura Municipal de Sabará e realização da Secretaria Especial de Cultura e Ministério do Turismo.
11h00 – Espetáculo: Os sete pratos capitais
Grupo Teatro Kabana
Local: Pompéu
20h00 – Apresentação Musical “Grandes Temas” participação especial Aziza Dance
Grupo Guilherme Pereira, Leandra Oliveira, Giovanni Alves, Paulo Rodrigues e Thiago
Manrinho.
Local: Cine Teatro Bandeirantes
10h30 – Espetáculo: Uma surpresa para Benedita
Grupo Trampulim
Local: Praça Santa Rita – em frente ao Santander
20h30 – Apresentação da Banda Santa Cecília
Local: Adro da Matriz de Nossa Senhora da Conceição
18h00 – Espetáculo Pedro e o Lobo
Teatro Giramundo
Local: Palco Praça Santa Rita
11h00 – Espetáculo 1, 2, 3…testando
Grupo Cia Circunstância
Local: Pompéu
16h00 – Apresentação de Maracatu – Estrela de Aruanda
Cortejo da Praça Melo Viana até a praça Santa Rita
Para programação completa acesse o Instagram:
@festivaldeinvernosabara
Oficinas:
Inscrições gratuitas de 11 a 15 de julho
Instagram @festivaldeinvernosabara
Realização de 18 a 22 de julho