stories

Sou Sabará
Sou Sabará Notícias
Sabará City

Conheça a cidade de Sabará-MG

Sabará é um município do estado de Minas Gerais, no Brasil, fica nas margens do Rio das Velhas, muito próxima a capital Belo Horizonte (aproximadamente 20km), outros municípios limítrofes são Caeté, Nova Lima, Raposos, Taquaraçu de Minas e Santa Luzia.

A história de Sabará tem suas origens nos primórdios da colonização do Brasil e está intrinsecamente ligada à lenda do sabarabuçu, uma região de fronteiras. O sabarabuçu encantou a imaginação dos colonizadores, que buscavam no interior “uma serra feita de prata e pedras preciosas”.

O capitão Matias Cardoso de Albuquerque, um sertanista paulista, foi escolhido por Fernão Dias Paes como líder da equipe pioneira da Bandeira das Esmeraldas. Seu objetivo era preparar o caminho, abrir trilhas e estabelecer plantações e pontos de descanso.

Depois de muitas viagens, Matias de Albuquerque encontrou um local propício para estabelecer plantações, com uma fonte de água, livre do perigo de enchentes e com um ponto de travessia a pé pelo rio. Assim, Sabará se tornou um local de descanso para a travessia do interior.

Em 1674, a expedição de Fernão Dias Paes chegou à região, dando início ao que se tornaria o arraial mais importante fundado pelo bandeirante paulista. No entanto, uma renomada publicação do historiador professor Zoroastro Viana Passos menciona que os baianos chegaram aos sertões de Sabará em 1555, muito antes dos bandeirantes paulistas. Existem algumas citações de que Borba Gato, ao chegar aqui, assistiu a uma missa em uma pequena capela já existente.

O Arraial da Barra do Sabará se tornou o centro comercial estratégico diretamente ligado à Estrada Real, e por volta de 1700 já apresentava uma intensa movimentação, sendo um dos mais populosos de Minas Gerais. Em 1711, foi elevado à condição de Vila Real de Nossa Senhora da Conceição do Sabará, também conhecida como Vila do Sabará. Três anos depois, tornou-se sede da extensa Comarca do Rio das Velhas, cuja jurisdição abrangia os limites de Goiás, Pernambuco e Bahia.

A febre do ouro levou a Coroa Portuguesa a estabelecer casas de fundição para cobrar impostos sobre a produção aurífera. No entanto, após o fim do Ciclo do Ouro, Sabará manteve uma atividade comercial relativamente próspera até boa parte do século XIX, e ainda hoje a extração de ouro é realizada no município. Em 1822, Sabará contribuiu significativamente com recursos financeiros e voluntários para a luta pela Independência.

A chegada da Ferrovia Central do Brasil em Sabará marcou o início do Ciclo do Ferro, que persiste até os dias atuais.

Muitos vestígios do período colonial ainda aguardam para serem descobertos. Recentemente, foram realizadas escavações ao longo da Estrada Real e do Caminho da Bahia, e algumas construções e ruínas merecem destaque, como o Calçamento e o Forno de Cal encontrados no Conjunto Paisagístico do Morro São Francisco, as ruínas do Arraial Velho e o chamado Cemitério dos Ingleses, na mata da Serra da Piedade, próximo ao Arraial de Pompéu.

A maioria das atrações históricas e arquitetônicas está localizada no Centro Histórico: igrejas do século XVIII, o Teatro Municipal, o Museu do Ouro, fontes e casas coloniais. Em Sabará, existem igrejas que mesclam características artísticas de diferentes fases do barroco mineiro. A Matriz de Nossa Senhora da Conceição apresenta características de três períodos da Arte Barroca, o que é raro nas cidades históricas de Minas Gerais.

Saiba mais:

O nome Sabará tem várias interpretações. Uma das mais prováveis é que seja uma corrupção da expressão tupi-guarani “sabaá” (enseada, curva do rio) e “buçu” (grande), referindo-se ao encontro do rio Sabará com o rio das Velhas. Outra interpretação é que o nome Sabarabuçu seja derivado de “Itaberabuçu”, ou seja, “montanha grande que resplandece”, em alusão à atual Serra da Piedade.

Curiosidades de Sabará

Foi o primeiro povoado colonial de Minas.
Foi a maior comarca do Brasil colonial.
É a cidade mãe da capital do estado.
É conhecida como a terra da Jabuticaba e do Ora-Pro-Nobis.
É uma referência da cozinha mineira, segundo a Abrasel.
Possui o segundo teatro mais antigo do Brasil.
É a terra da Palma Barroca e da Renda Turca de Bicos.
Possui a única casa de Intendência e Fundição ainda de pé no país.
É uma das poucas cidades mineiras que possui as três fases do Barroco.

Recomendado

Relembrando

Conheça a História de Sabará - MG

Vejas publicações que contam a história da cidade.

Como chegar no Centro Histórico de Ônibus

4988

Essa linha passa no Centro de Belo Horizonte e na Região Central de Sabará

4987 (executivo)

Essa linha passa no Bairro Barro Preto e no Centro de Belo Horizonte e na Região Central de Sabará

4991

Estação São Gabriel em Belo Horizonte e passa na Região Central de Sabará

Outros Lugares de Sabará

Ônibus para bairros: Roça Grande, General Carneiro, Nações Unidas, Ravena, Nsra de Fátima, etc.

Como posso ter mais informações sobre a cidade?

Nós do Sou Sabará temos alguns canais, na qual, divulgamos a cidade e interagimos com a população, nas nossas redes você pode perguntar, comentar e conhecer melhor a cidade. Você também pode deixar um comentário abaixo:

Página Sou Sabará

Na nossa página no Facebook compartilhamos informações de eventos, fotos, vídeos e muito mais
Facebook

Sou Sabará

No nosso Instagram você pode conferir fotos da cidade, vídeos e muito mais.
Instagram

Grupo Sou Sabará

No nosso grupo no Facebook as pessoas podem perguntar, interagir com a população e muito mais.
Facebook

Sou Sabará Notícias

No nosso Instagram você pode conferir notícias da cidade, vagas de emprego, etc.
Instagram

Vereadores de Sabará

01/01/2021 a 31/12/2024

Vereadores: Alessandro Mariano Alves, André Luiz Soares, Clovis Guerhardt, Conceição Aparecida Sebastião, Guilherme Guimaraes Alves, Hamilton Luiz Alves, Hellison Lopes do Nascimento, João Furtuoso Bueno, Joaquim Augusto de Faria, Jordan Americo da Silva, José Roberto Fernandes, Ricardo Araujo Moreira, Sidney Eustáquio F. Alexandre, Thiago Rodrigues da Silva, William Lúcio Goddard Borges

Deixe um Comentário

Adicionar um comentário
Compartilhe: