6 dicas para você ir bem na entrevista de emprego

Encontrar um emprego na economia de hoje é como tentar encontrar uma agulha num palheiro.

As boas oportunidades de emprego são poucas e a competição por elas é feroz. Neste breve relatório você encontrará Seis Dicas de Entrevista que você deve colocar imediatamente em prática.

Continue lendo após a publicidade




Estas seis dicas vão aumentar as suas chances de conseguir o emprego dos seus sonhos.

Seis Dicas de Entrevista de Trabalho

Dica # 1

Aperto de mão: Dê um aperto de mão firme aos entrevistadores. Isto vai mostrar-lhes que você está confiante em si mesmo. Certifique-se de que as suas mãos estão livres de suor (normalmente causado por estar nervoso). Nem todos gostam de apertar a mão (por várias razões), por isso deixe sempre o empregador tomar a iniciativa.

Dica # 2

Negatividade: Faças o que fizeres, nunca digas nada de negativo sobre ti. Você está tentando impressionar o empregador para que ele lhe dê o emprego, então não dê a eles uma desculpa para passar por cima de você falando sobre suas falhas e fracassos.

Em uma entrevista a que assistimos, havia um cara bem vestido que tinha experiência em nível gerencial. Ele cometeu dois erros vitais. Quando ele respondeu às perguntas, ele mal olhou para os entrevistadores e dirigiu a maior parte de suas respostas para o ar rarefeito. Em segundo lugar, ele falou sobre os seus fracassos passados. Essas duas práticas simples o eliminaram.

É claro que todos falharam no passado. Mas não há necessidade de mencionar. Olha para isto desta forma. Digamos que estás a gerir um negócio de refeições. Você diz a um potencial cliente (que precisa de refeições para o seu casamento) que houve um tempo em que você acidentalmente recebeu ordens misturadas e entregou refeições erradas.

O que o potencial cliente vai pensar de si?

Dica # 3

Empresa: Faça a sua pesquisa sobre a empresa, a indústria e cultura. Levará apenas cerca de 10-20 minutos do seu tempo. Na fase da entrevista ser-lhe-á dado o oportunidade de fazer perguntas. Você precisa demonstrar que tem conhecimento sobre a empresa, fazendo perguntas inteligentes.

Faça perguntas sobre a indústria em que a empresa está. Por exemplo, se a empresa está no setor agrícola, talvez haja novas leis e regulamentos que possam impactar a empresa.

Uma pergunta pode ser: “Estava a ler sobre o novo regulamento (declare-os) que vai entrar em vigor. Como é que isto vai afetar a empresa?

A pergunta mostra que você é inteligente, conhece os acontecimentos atuais. Os entrevistadores vão admirá-lo pela sua perspicácia.

Você pode então fazer perguntas básicas sobre a cultura e o trabalho da empresa (padrões de turnos, treinamento, etc.).

Você precisa manter perguntas relevantes à posição, e deixar perguntas sobre pagamento, férias e bônus para o final.

Dica # 4

Profissionalismo: Você precisa de se manter sempre profissional. Isto aplica-se ao código de vestuário e à forma como você se comporta. Não use termos de calão ou linguagem que possam facilmente ser vistos como impróprios. Você precisa ser maduro em todos os momentos.

Dica # 5

Verificação do entrevistador: Na maioria das vezes não sabe quem o vai entrevistar. Mas em alguns casos é mencionado um nome(s). Se você sabe quem é o(s) entrevistador(es), é uma boa ideia ir online e fazer uma rápida checagem sobre eles.

O LinkedIn seria um bom lugar para começar. Confira o perfil do(s) entrevistador(es), veja quais são os seus interesses, e depois tente relacionar-se com eles na entrevista.

Por exemplo, talvez ambos partilhem uma paixão por carros? Traga-a para a sua entrevista (como um interesse). As pessoas são atraídas por aqueles que partilham interesses semelhantes. Esta prática irá a seu favor.

Dica # 6

Quem você conhece: Anos atrás, se você tivesse uma família ou amigo trabalhando para uma determinada empresa, eles poderiam te levar para dentro facilmente, recomendando você. Nos dias de hoje é mais difícil, pois muitas empresas têm políticas de recrutamento mais rígidas. Mas a prática ainda é comum.

Se conhece pessoas no ‘interior’ diga-lhes para darem uma boa palavra por si. Temos visto pessoas a serem recrutadas por causa disto. A empresa procuraria preencher rapidamente as vagas se um funcionário leal conhece alguém que possa fazer o trabalho..

Então faça uso desta tática porque ainda funciona. Em empresas onde existem políticas mais rígidas, não lhe dará um emprego imediato. Mas os recrutadores cuidarão da sua candidatura. Eles se tornarão tendenciosos em relação a você.

Conclusão

Essas seis dicas vão colocá-lo à frente dos seus concorrentes. Então comece a aplicá-las nas próximas entrevistas que tiver.

 

 

 

Cleber Paes

Olá, tudo bem? Meu nome é Cleber Paes, tenho vários negócios e projetos na internet, um deles é o Sou Sabará. Nas minhas redes sociais abaixo, você pode conferir alguns projetos e dicas, te espero!

Compartilhe:

Veja stories do Sou Sabará

Veja stories do Sou Sabará Notícias

Quer Receber Notícias Sim Não