Bem-vindo ao Portal de Sabará - MG

Energia Fotovoltaica (Energia do Sol) porque não a usamos !?

Países que tem muito menos radiação solar como Alemanha e Japão usam bem mais a energia fotovoltaica do que no Brasil.

Para quem não sabe a energia fotovoltaica é a eletricidade gerada a partir da luz do sol , é uma tecnologia nova que muitas pessoas têm duvida  sobre o seu funcionamento e que talvez seja o motivo do pouco uso dela, por isso vamos ver as duvidas mais frequentes.

 

A planta de 70 MW solar no nordeste da Itália (Fonte: SunEdison)
A planta de 70 MW solar no nordeste da Itália (Fonte: SunEdison)

Com energia solar fotovoltaica, é possível utilizar todos os aparelhos elétricos comuns?

Sim, a energia solar fotovoltaica tem os mesmos usos que a energia elétrica convencional. No entanto, é necessário um projeto de instalação de painéis condizente com a demanda e a finalidade de consumo.

Se a obtenção de energia fotovoltaica depende do sol, há o risco de apagão nos dias nublados?E a noite?

Lauingen Energy Park em Suábia da Baviera , Alemanha
Lauingen Energy Park em Suábia da Baviera , Alemanha

A eficiência do sistema solar fotovoltaico depende, sim, da quantidade de luz recebida. Porém, mesmo em dias nublados há radiação mais do que suficiente para a geração de energia. Além disso, em localidades com condições climáticas piores, o sistema pode ser potencializado aumentando-se a superfície de contato (com painéis fotovoltaicos maiores). No Brasil, todas as regiões apresentam ótimas condições climáticas.

Como a energia produzida durante o dia fica armazenada em baterias, o abastecimento de energia é garantido também durante a noite.

A energia do sol é renovável, mas o silício não pode acabar?

O silício, principal matéria-prima utilizada na fabricação de painéis fotovoltaicos, é o segundo elemento químico mais abundante na Terra, atrás somente do oxigênio.

Quais são as limitações dos painéis fotovoltaicos quando é usado residencialmente?

The Now House ® , EQuilibrium™, uma casa de demonstração em Toronto, com painéis fotovoltaicos padrão montado em seu telhado.
The Now House ® , EQuilibrium™, uma casa de demonstração em Toronto, com painéis fotovoltaicos padrão montado em seu telhado.

A energia solar é gratuita, mas os painéis fotovoltaicos e as baterias ainda são relativamente caros. E quanto mais energia se gasta, maior deve ser o número de painéis e baterias instalados, e maiores o investimento inicial. Por isso é preciso usar eficientemente a energia gerada. Não se devem utilizar lâmpadas incandescentes, somente lâmpadas fluorescentes e de LED´s de maior eficiência. Aquecer água, só com o aquecedor solar, que é outro equipamento completamente diferente.

Ferros elétricos, chuveiros, secadores, motores grandes não devem ser ligados ao gerador. O sol não brilha todo o tempo, existe o ciclo natural do dia e da noite, existem os períodos chuvosos ou nublados. Por isso é necessário armazenar a energia gerada durante os períodos ensolarados em baterias elétricas, para usá-la nos períodos sem ou com pouca insolação.

Posso ter energia convencional e painéis sem baterias e conectados a rede elétrica da concessionária de energia?

Este tipo de sistema é viável economicamente quando o governo edita uma legislação especifica e proporciona diversos incentivos fiscais e econômicos. No Brasil esta legislação ainda está em estudos e discussões. Os painéis fotovoltaicos conectados diretamente a rede elétrica são muito comuns em diversos países mas não ainda no Brasil onde são instalados principalmente em universidades e centros de pesquisas para fins experimentais e de demonstração.

Painéis fotovoltaicos no teto do estádio Mineirão Belo Horizonte
Painéis fotovoltaicos no teto do estádio Mineirão Belo Horizonte

No Brasil já  a alguns empreendimentos que já utilizam projetos de energia solar no Brasil, como os aeroportos Campo de Marte (SP) e Trancoso (BA), edifícios da C&C, Honda, Allianz Seguros, Greenpeace (SP), Senado Federal (DF), Copel (PR) e Usina Tauá (CE) e atualmante foram instalados em estádios como o Mané Garrincha em Brasilia e o Mineirão em Belo Horizonte.

De acordo com a minha pesquisa acredito que o uso da energia solar é pouca usada aqui no Brasil principalmente por ser uma nova tecnologia e o custo ser caro, e pelo Brasil ter grandes rios com possibilidade de criar várias hidrelétricas, eu acho que na visão do governo deve ser mais viável investir no modo tradicional.

Vários profissionais dizem que se os governos investissem em incentivos e a legislação referente a essa tecnologia o processo iria ser bem mais viável para sociedade, na minha opinião o Governo deveria pensar em novas tecnologias e inovações e ajudar o mundo a se transformar, eu acho que o governo do Brasil em geral é muito conservador e que só difundem alguma tecnologia aqui só depois que o mundo todo viu, e sempre um dos últimos a inovar.

Espero que isso mude.

Referências:

http://www.blue-sol.com/energia-solar/posso-ter-energia-convencional-e-paineis-sem-baterias-e-conectados-a-rede-eletrica-da-concessionaria-de-energia/
http://www.cic-caxias.com.br/noticias/detalhe.asp?idNoticia=2532
http://www.ihu.unisinos.br/entrevistas/510213-energia-solar-no-brasil-um-desafio-entrevista-especial-com-emilio-lebre-la-rovere-
Adicione o número abaixo na sua lista de contatos e envie “Oi” para receber as notícias do Sou Sabará no seu Whatsapp

 



Fechar Menu