A Sociedade Musical Santa Cecília de Sabará é uma entidade sem fins lucrativos que oferece à comunidade sabarense aulas de música gratuitas. Fundada em 1781, a entidade figura no cenário musical como uma das mais antigas do Brasil, tendo em seu acervo de partituras um vasto repertório de composições de músicos Sabarenses e do restante do estado.

Atualmente, a SMSC possui quatro grandes grupos: A Banda de Música, a Orquestra de Câmara, o Coro Adulto e o Coral Infantojuvenil. Todos eles tem grande participação nos eventos da comunidade, em especial a Banda de Música, que desde a sua criação em meados do séc. XIX, nunca paralisou suas atividades, tendo grande atuação nos eventos religiosos, cívicos e públicos em geral de Sabará. Por isso também, traz consigo um grande carinho da população sabarense que sempre está presente nas suas apresentações.

Além disso, a Banda de Música sempre é convidada para encontros de bandas em cidades mineiras e já representou Sabará fora do estado em eventos na Bahia (Alcobaça – 2000) e  no Rio de Janeiro (Parati – 2008)

Continue lendo após a publicidade

A Orquestra de Câmara figurou, juntamente ao Coral adulto, na fundação da entidade em 1781. Porém encerrou suas atividades nos anos 1960, devido a falta de músicos (alguns já estavam muito idosos e não conseguiam participar das atividades) e também porque na época, a entidade não funcionava como uma verdadeira escola de música, o ensino musical era passado de forma hereditária, sendo que isso não foi suficiente para a manutenção das atividades do grupo.

A partir dos anos 2000, a diretoria da SMSC somou grandes esforços para o resgate da Orquestra, culminando em 2003 com o projeto “Sagrado Som”, que permitiu a contratação de professores de instrumentos de corda para reiniciar, após quarenta anos, os trabalhos do grupo. Desde então a orquestra tem participado, principalmente dos eventos religiosos na cidade e tendo apresentações em diversas cidades de Minas como Ouro Preto, Mariana, Morro do Pilar, Conceição do Mato dentro, Belo Horizonte, entre outras.

Em 2009 a Diretoria, novamente decida a resgatar a história dos grupos e contando com a ajuda do Maestro Márcio Miranda Pontes, reativou as atividades do Coro adulto que, desde então, participa juntamente com a orquestra dos eventos religiosos, assim como em apresentações realizadas pela própria entidade. O grupo atende uma faixa etária mais elevada em relação a banda e a Orquestra, mas também possui adolescentes e jovens em sua composição.

Desde os anos 1980, quando a entidade passou a figurar como uma importante escola de música, a faixa etária atendida variava dos 13 aos 65 anos de idade. Isto gerou um certo problema para entidade pois, nos últimos anos, a maioria dos jovens com 16 e 17 anos de idade, começaram a se desligar da entidade devido a uma grande demanda de estudo (muitos jovens que passaram pela entidade estudam ou estudaram em importantes faculdades do estado) e de trabalho. O resultado foi que os grupos começaram a diminuir sensivelmente. A solução encontrada foi criar um grupo que pudesse atender uma faixa etária menor e com isso, a entidade poderia contar com o aluno durante mais tempo. Então em 2011, idealizado pela Presidente Ana Carolina Umbelino, foi criado o Coral Infantojuvenil. Com este grupo, foi possível atender a uma demanda de crianças com idade entre 6 e 12 anos que antes não era possível, e os resultados disso já podem ser vistos na renovação dos músicos da Banda e da Orquestra  com alunos iniciantes advindos do Coro infanto juvenil.

A Sociedade Musical Santa Cecília está situada à Rua do Carmo, nº91 – Centro – Sabará. No escopo de seus quatro grupos encontramos músicos pertencentes a diversos bairros de Sabará, como Pompéu, Paciência, Campo Santo Antônio, Morada da Serra, Adelmolândia, Ana Lúcia e do próprio Centro, atendendo atualmente cerca de 120 pessoas entre crianças, adultos e idosos. As aulas são gratuitas assim como o empréstimo dos instrumentos. Como contrapartida exigimos do aluno apenas a participação assídua às aulas, ensaios e apresentações dos grupos ao qual ele pertence.

A SMSC é reconhecida como uma grande escola de música e reveladora de talentos. Atualmente possui cerca de 15 pessoas, entre músicos e ex-músicos, que atuam no meio profissional da música, cursando em faculdades importantes como UFMG e UEMG e sendo premiados em concursos de música a nível nacional.

Realizado pelo ODC Observatório da Diversidade Cultural – Projeto “Mapa da Diversidade Cultural”

Compartilhe com seus amigos!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Publicações Relacionadas

Fique ligado em tudo que acontece em Sabará!

Quer receber informações por email?

Se você tiver interesse de receber as atualizações do Sou Sabará em seu email, com notícias, vagas de emprego, cursos, eventos, etc... Cadastre-se abaixo. É grátis.

Quer receber informações por Whatsapp?

Adicione o número abaixo na sua lista de contatos e envie "Oi" para receber as notícias do Sou Sabará no seu Whatsapp