fbpx

Venha conhecer Sabará – Teatro Municipal

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Foto: Sergio Campagnolo
Foto: Sergio Campagnolo

O Teatro Municipal de Sabará, que antigamente era chamada  “Casa de Ópera” está situado na antiga Rua Direita (hoje D. Pedro II).

Grandes elencos passaram por esse Teatro, em noites que devem ter sido memoráveis. Barões e baronesas, condes, marquesas, o Senhor Intendente do Ouro, o Ouvidor da Comarca, e a graciosa presença das tímidas e pálidas donzelas casadoiras…

Continue lendo após a publicidade

Este teatro viveu em 1831 grandes momentos, quando enfeitado de flores e luzes, recebeu o Imperador do Brasil D. Pedro I em companhia da Imperatriz Dona Amélia.

Sua Majestade, percebendo que o povo estava descontente com sua atitude diante das exigências de Portugal, viera pessoalmente reconquistar as boas graças da gente das Minas. Mas o Imperador é recebido friamente, conta-se que ao se mostrar em frente do camarote o saudaram com o clássico:

Viva o Imperador D. Pedro I.

 

“Enquanto for constitucional”, acrescentou alguém, logo acompanhado por outras vozes. Sua Majestade, desapontado, ficou quieto e assistiu ao espetáculo preparado em sua homenagem.

No Teatro de Sabará, ao longo de sua história, também ocorreram fatos e manifestações interessantes como discussões entre camarotes tomados por abolicionistas e escravistas quando, no Sec.XIX, o rábula sabarense e grande defensor dos negros escravos e dos humildes,Bento Epaminondas , promovia espetáculo em benefício da libertação de alguns escravos sendo abordado ao término por um inglês , Mr. Willians, diretor da Companhia de Mineração de Cocais, nascendo daí um “bate-boca” envolvendo várias pessoas presentes e um processo por injúria além de inflamada discussão sobre a abolição da escravatura.. A animação do palco sabarense começou a declinar em 1896 quando surgia a nova capital de Minas – Belo Horizonte. O surgimento do cinema foi também responsável pela decadência do Teatro em Sabará.

De sua fama antiga o teatrinho ainda conserva uma excelente acústica.

 

Quer receber informações por email?

Se você tiver interesse de receber as atualizações do Sou Sabará em seu email, com notícias, vagas de emprego, cursos, eventos, etc... Cadastre-se abaixo. É grátis.

Quer receber informações por Whatsapp?

Adicione o número abaixo na sua lista de contatos e envie "Oi" para receber as notícias do Sou Sabará no seu Whatsapp

ANÚNCIOS

POSTAGENS RELACIONADAS

Você está offline