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3 dicas que irão fazer a diferença no início da sua trajetória como mulher empreendedora

De acordo com a economista Gina Paladino 39% dos lares brasileiros são mantidos por mulheres. No entanto, a remuneração da mulher que preenche 47% das vagas no mercado de trabalho é 30% menor que a do homem.

Segundo Gina “a participação da mulher nas profissões liberais é explosiva, e a boa nova é o crescimento da busca de formação intelectual para facilitar o ingresso no mundo dos negócios”. Ou seja, as mulheres estão buscando novas formas de ganhar dinheiro, muitas desejam horários flexíveis, liberdade e autonomia e principalmente a realização profissional. Segundo estudos as atividades preferidas pela mulher empreendedora estão nas áreas de alimentação, estética, moda e beleza.

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Começar um empreendimento não é uma tarefa fácil, independente do tamanho do negócio, um pequeno salão de beleza, uma lanchonete, criar uma entrega de marmitex, manicure a domicílio, pequena confecção e muitos outros demandam atitude, visão, boa gestão financeira e muita perseverança.

Para te ajudar a começar bem, compartilhamos abaixo 3 dicas que irão fazer a diferença no início da sua trajetória de mulher de negócios:

1. Custos

Os custos são gastos que estão direta ou indiretamente ligados ao processo produtivo do negócio. É necessário reduzi-los ao máximo e dar atenção a eles é mais importante do que ficar preocupado apenas com a quantidade de dinheiro que entra no seu negócio.

2. Marketing

Como você pode criar uma boa estratégia de marketing sem antes montar a logística da sua empresa? A logística norteia os seus processos de trabalho, por exemplo: Uma empresa que entrega marmitex a domicílio precisa ter os horários de entrega, a forma de pagamento, o armazenamento da comida e muito mais, com processos montados, organizados e eficientes antes de divulgar o seu produto, pois se ela divulgar, fazer uma bela propaganda antes e depois não dar conta de cumprir, sua imagem ficará prejudicada, os clientes perderão a confiança e a empresa perderá os clientes. Para mudar o cenário depois é bem mais difícil! Assim conheça bem o seu negócio, determine que serviços você presta ou que produto entrega para o cliente, fique atento a logística e pense como isso chega até o cliente, depois de tudo definido, aí sim, invista no marketing (um marketing que realmente tenha a cara do seu negócio).


3. Contratação de funcionários

Nem toda pequena empresa tem funcionários, mas se você tem um salão de beleza ou um tele marmitex provavelmente vai precisar de no mínimo um funcionário, e a contratação deste é muito importante. É preciso avaliar o perfil e verificar se ele está de acordo com os valores da sua empresa. Contratar a pessoa com um perfil errado pode ser um dos fatores de insucesso. Não tenha medo, se sua empresa estiver crescendo, contrate um psicólogo para avaliar os perfis, não fica tão caro e provavelmente o resultado de se ter um profissional alinhado aos objetivos da empresa irá ser um benefício e resultará em lucro lá na frente.

Curiosidades

Na gestão financeira de um negócio o gasto significa desembolso e pode ser nomeado de 4 formas:

  • Custo: Está ligado direta ou indiretamente ao processo produtivo da empresa;
  • Despesa: São os gastos com a área administrativa, realizados para gerar receita;
  • Investimento: Gastos em que é esperado um retorno financeiro;
  • Perda: É ligada a gastos não programados, como por exemplo acidentes;

por Renata Arruda

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