Rinaldo Lima apresenta: “Armorial em Movimento” no Teatro Municipal até 31 de Julho

arte

A vernissage “Armorial em Movimento”, do artista plástico pernambucano, Rinaldo Lima acontecerá no Teatro Municipal em Sabará a partir do dia 14 ao dia 31 de julho,  fruto de um projeto da jornalista e produtora cultural, Tatiane Marta, que decidiu transpor regiões com o trabalho do artista plástico. Este trabalho já é reconhecido em Pernambuco e Bahia.

Continue lendo após a publicidade




Ao longo de sua carreira, Rinaldo Lima realizou 15 exposições, inclusive a exposição Baque Solto foi financiada pela Fundação Cultural da Bahia, através do edital Matilde Matos de apoio a montagem de exposição de artes visuais. Um ponto a se destacar nas telas é a homenagem que o artista faz a grandes negros da história mundial, como Barak Obama, o ator Morgan Freeman e Pelé, e o baiano Carlinhos Brown, a exposição aconteceu em Juazeiro da Bahia e em Salvador.

A produtora cultural, Tatiane Marta, produziu exposições em Petrolina-PE, sua cidade natal, mas percebeu a necessidade de socializar o trabalho do artista plástico no Sudeste, apostando no intercâmbio cultural. Ela ressalta:

“Podemos trocar experiências culturais, o Nordeste é uma região riquíssima em arte popular, temos centenas de artistas anônimos que vivem da arte, mas que, infelizmente, não conseguem projeção. Eu acredito que podemos contribuir para encurtar distâncias, somos um único povo, mas multicultural. Sabará por exemplo, encanta com sua arte barroca e secular. A ideia é aquecer o universo cultural da cidade e despertar os artistas locais para o movimento de seus trabalhos em outras regiões.”

O Nordeste é conhecido por possuir um povo com caraterísticas festivas. Exporta cultura, arte, música, culinária, dança, gente de coragem! Personagens imortais como o poeta e dramaturgo, Ariano Suassuna, que tão bem define arte: “Arte pra mim é missão, vocação e festa”, é exemplo desse povo que se deleita, diariamente, com o gosto tão peculiar do Nordeste.

O saudoso e divertido escritor é uma das figuras que vêm ilustrar com excelência o trabalho de Rinaldo Lima.
Em suas próprias palavras: “Continuo buscando inspiração nos personagens populares da cultura do Nordeste. Homenageei Luiz Gonzaga e fomos muito felizes com o resultado da exposição “Luiz Gonzaga: o popstar do Nordeste”, em 2012. Desta vez, estamos misturando tudo e somando alguns trabalhos inéditos, inspirados na linha do artista plástico Andy Warhol, um dos nomes mais importantes da Pop Art.”

A arte de Rinaldo Lima passeia pelo impressionismo, e pelo abstracionismo, já que adora o uso das cores vibrantes na composição do fundo, a partir do qual, as figuras surgem e se misturam na tela.

A exposição contará com 15 telas em acrílica, multicoloridas, de várias dimensões, em uma técnica que pode ser associada à imagem 3D, tamanho o realismo que apresentam. Gestadas na visão do artista plástico, reflexos de momentos vivos de tradição popular, repletos por um sentimento de coletividade.

Por: Tatiane Marta – Rinaldo Lima
31-7304-7652
ta**********@gm***.com

Abertura ao público: 14 de Julho
Local: Teatro Municipal de Sabará-MG
Período aberto à visitação: 14 a 31 de Julho

Compartilhe:

Veja stories do Sou Sabará

Veja stories do Sou Sabará Notícias