A Borrachalioteca que foi criada em 2002 em uma borracharia no bairro Caieira aqui em Sabará fez 11 anos no dia 22 de setembro, e é uma amostra de que com boas ideias e com trabalho voluntário é possível transformar o que era apenas um local de trocas de pneus em um espaço para a descoberta do prazer pela leitura.
A Borrachalioteca agora esta cada vez mais conhecida em diversos lugares no Brasil principalmente pela sua iniciativa de ajudar ao próximo e pela combinação bem inusitada de juntar borracharia com biblioteca, que vem dando certo.
Hoje o espaço já conta com acervo de 10.000 obras literárias e com mais três unidades alem da borracharia e disponibiliza computadores com acesso á internet para a comunidade.
A Equipe do Sou Sabará foi conversar com Marcos Túlio Damascena idealizador da Borrachalioteca para conhecer mais afundo os desafios e os projetos que ele desenvolve.
De acordo com Marcos Tulio os desafios são resolver o problema da falta de espaço pelo projeto ter ganhando grande visibilidade várias pessoas tentam ajudar doando livros e pelo espaço ser pequeno não há mais espaço e alguns livros estão ficando até em casas de vizinhos.
Outro desafio para ele é levar um espaço de leituras para lugares como bairro Nossa Senhora de Fátima um bairro altamente habitado sem nenhum lugar de leitura para os moradores e a outra vontade é de levar espaços de leitura para outros presídios da Grande BH,alem do de Sabará onde ele foi professor.
A borrachalioteca alem de fornecer espaços de leitura, tem tentado estimular seu público a produzir e viver cultura também.
Grupo Arautos da Poesia,que jovens entre cinco e 17 anos, têm sido estimulados a navegar pelo mundo dos poemas, recitando e escrevendo.
Pão e Poesia onde a pessoa ao comprar o pão pode leva-lo em um saco cheio de poesias.
Ecodesign com criação de oficinas ensinando pessoas a fazerem artesanato utilizando como matéria prima pneus usados.
Conheça a página do Facebook da Borrachalioteca www.facebook.com/borrachaliotecasabara