No dia 08 e 09 de Agosto o Colégio Augustus abriu as portas para o projeto “Valorizando o Passado pensando no futuro”,onde o tema foi “JABUTICABA O OURO NEGRO DE SABARÁ”. Apesar de ter seu festival, ser saborosa e muito benéfica a saúde a Jabuticaba ainda não é muito popular na dieta dos brasileiros.
Com isso a Associação dos Artesãos e das Tradições Culturais Sabará Feito a Mão com o patrocínio da Anglo Gold Ashanti realizam esse projeto com o objetivo de capacitar as pessoas a ter outro meio de renda e informar a população da importância e benefícios da fruta Jabuticaba.
Conforme Meire Ribeiro presidente da Associação Sabará Feito a Mão. “Esse projeto tem a finalidade de conseguir novas produtoras em condições de comercializar seus produtos, deixar a população mais informada sobre os benefícios da jabuticaba e potencializar o turismo na nossa cidade através da Jabuticaba O Ouro Negro de Sabará.”
Meire Ribeiro e aluna do curso de Técnico em Meio Ambiente
No dia 08 no Colégio Augustus as turma de Técnico de Meio Ambiente do 1º e último período tiveram uma palestra com Pedagogo Consultor Euler Costa sobre os benefícios econômicos, culturais e tradicionais da Jabuticaba. Onde foram sorteados produtos derivados da fruta como: Geleia, Licor, Molho para Tempero e até Mudas da Espécie, onde puderam também degustar e conhecer o sabor dos produtos tão deliciosos e tão pouco conhecidos.
De acordo com Nice Alves Pinto,supervisora dos Cursos Técnicos do Colégio Augustus. “Projetos como esse são importantes para os alunos aprenderem a correr atrás da informação, e mais importante ainda por ser fundamental para a cidade onde só o festival não é suficiente para compreender a importância da Jabuticaba para o povo sabarense.”
Euler Costa Consultor Empresarial, Larissa Umbelino Professora do Colégio Augustus, Meire Ribeiro Presidente da Associação Sabará Feito á Mão, Ana Maria Instrutora das Capacitações do Projeto e Alunos do Curso Técnico de Meio Ambiente
No dia 09 foi dia da criançada conhecer mais sobre a fruta, elas plantaram um muda na escola e puderam saborear o delicioso sorvete de Jabuticaba. Ana Cristina Gonçalves Flores, Pedagoga do Colégio Augustos fala que é de “Grande importância os alunos aprenderem um pouco da cidade que se vive, pois assim nasce o interesse em preservar e divulgar a tradição.”
Marivan Santos, Analista de Relacionamento com Comunidades da Anglo Gold Ashanti, disse que “Projetos como esse trabalham o desenvolvimento sustentável e ajudam a melhorar o padrão de vida das comunidades e é esse o objetivo da Anglo Gold Ashanti, de patrocinar o projeto.”
A Jabuticaba tem um papel importantíssimo na cidade de Sabará onde já falamos dela como o Ouro Negro da cidade por causa de diversos fatores como aos benefícios da saúde, o sabor delicioso, a geração de empregos e renda.Então preserve, valorize, conheça o Ouro Negro de Sabará.
[vc_gallery type=”flexslider_fade” interval=”3″ onclick=”link_image” custom_links_target=”_self” width=”1/1″ el_position=”first last”]