Confira os 5 desafios de empreender que você pode superar

A maioria das pessoas que tem uma veia empreendedora, provavelmente já se arriscou de alguma forma em negócios pouco rentáveis, ou tinha uma ideia perfeita que não deu certo e não sabe o porquê. Muitas vezes vive cheio de planos e ideias que não saem da cabeça e nunca sabe quando e como deve começar. Pensando nisso decidi compartilhar com vocês os 5 desafios que eu passei durante o processo de tirar a ideia da cabeça para o papel até o start para botar o negócio para funcionar.

#1 Tirar a ideia da cabeça e por no papel;

Muitas ideias na cabeça só nos levam ao stress e falta de sono, sempre que pensar em uma coisa bacana, anote. Eu geralmente utilizo o bloco de notas do Iphone, mas serve um moleskine, bloquinho de papel e por aí vai. Depois que estiver com tudo anotado procure passar a limpo e colocar uma ordem nas coisas.

Defina o que é a ideia, qual será a contribuição desse serviço ou produto para as pessoas, como ela pode gerar lucros para você e faça uma lista com tudo, tudo mesmo o que você precisa para que ela aconteça de verdade.

#2 Descobrir se o produto ou serviço que você tem a oferecer é rentável;

Para isso, na maioria das vezes, é importante pesquisar e pesquisar muito. Comece pensando em qual público você pretende atingir e vá até ele. Converse, faça pesquisas informais e também formais. Não comece um negócio sem ter certeza de que ele suprirá as necessidades de algo ou alguém.

#3 Montar uma boa equipe ou encontrar um sócio;

Depois que a sua ideia já está no papel e você já listou tudo o que precisa para fazer acontecer está na hora de pensar em quem serão as pessoas que irão fazer parte do processo. Por mais que muitas vezes achamos que podemos fazer tudo sozinhos, uma hora ou outra uma segunda, terceira opinião pode ser o diferencial da coisa toda. Além disso, é preciso pensar lá na frente: será que quando o negócio começar a crescer eu darei conta de acompanhar o seu crescimento sozinho?

Por isso sugiro que se você quer encontrar um sócio, procure pessoas que tenham afinidade pela ideia e que tenham competências diferentes das suas, assim um completa o outro. Logo se você vai empreender sozinho, precisará contratar profissionais para lhe auxiliar nos negócios. É importante procurar recomendações, por exemplo, de um bom contador, de possíveis fornecedores e se precisar de alguém para trabalhar como um funcionário procure uma empresa ou profissional de RH que possa lhe auxiliar na contratação. É muito importante que todos que tenham uma ligação profissional com o seu negócio possuam afinidade pelo mesmo e estejam de acordo com os seus valores (ética, organização…).

#4 mostrar para o mundo que a sua empresa/ marca existe;

Um dos grandes erros de muitos empreendedores é esquecer que o marketing é essencial. Não adianta colocar um produto lindo e útil no mercado e não contar para as pessoas que ele existe, por isso reserve uma parte do orçamento para divulgar o seu produto/serviço e fique de olho para que a propaganda seja bem fiel ao que você está oferecendo.

#5 dar o start no negócio.

Depois de fazer tudo o que foi sugerido acima é hora de começar. Não fique adiando esse momento, criando desculpa para tal. Assim que estiver com tudo pronto, ou quase pronto comece em modo de teste. Ponha a sua empresa/produto no mercado de modo sutil e comece a observar como o seu cliente se comporta logo você estará corrigindo os erros, somando os acertos e sentindo na pele os efeitos do empreendedorismo; daí para frente é persistir sempre de mente aberta e disposto a investir o que há de mais precioso – o seu tempo- para fazer com que as coisas deem certo e que o seu produto/serviço ganhe o mercado.

Eu fiz assim, superei cada etapa, pouco a pouco e investir bastante em pesquisas e em conversar com pessoas que tinham experiências na minha área de interesse. Consegui dar o star inicial no meu negócio “Femini Acessórios” agora o que vem depois do start é assunto para outro texto que em breve postarei aqui para vocês.


Adicione o número abaixo na sua lista de contatos e envie "Oi" para receber as notícias do Sou Sabará no seu Whatsapp, ou caso queira receber por E-mail é só clicar aqui.