Nos dias 27 a 29 de agosto será realizada a sétima edição da Festa Literária de Sabará (FLIS), que acontecerá de forma on-line novamente, devido às medidas de isolamento social que ainda se fazem necessárias. Então, a magia da literatura e suas histórias este ano será transmitida através do canal youtube Espaço Cultural de Sabará Tapera 68 .
A programação conta com narração de histórias, rodas de conversas, encontro com escritores, lançamentos de projetos, shows musicais e a parceria com as editoras: Aletria, Arte Impressa, EIS, Quixote +Do, Impressões de Minas e Páginas Editora que estarão com descontos especiais na época da FLIS. O festival este ano traz os lançamentos de diversos projetos realizados pela mantenedor do festival o Instituto Cultural Aníbal Machado – Borrachalioteca de Sabará ao longo do ano.
Na abertura do festival que será no dia 27 de agosto (sexta-feira) às 17h, o destaque será o Lançamento do Projeto Pão e Poesia Edição Comemorativa – com a participação das poetisas Júnia Paixão, Sheila Emília a mediação será da jurada do concurso e ilustradora Carol Fernandes. O projeto que já permeia tradicionalmente, o evento traz poesias em embalagens de pão que são distribuídas gratuitamente a padarias da cidade de Sabará. Nesta edição especial das embalagens do Pão e Poesia, os poetas foram convidados para enviarem poemas baseados em uma frase de Paulo Freire. Trinta deles foram selecionados e ilustrados através de uma oficina de ilustração com jovens da biblioteca. Teremos também narração de histórias que será feita pelo grupo Cantarolê que convida Sandra Lane e Vilmar de Oliveira.
No dia 28 de agosto (sábado), segundo dia da FLIS, terão participações especiais das autoras Selma Rossi, Thaíse Santana e a jornalista Leida Reis com mediação de Camila Schoffen, apresentando suas obras durante uma roda de conversa bastante mineira e animada sobre o mundo literário. Também estará presente para uma roda de conversa e uma intervenção cultural a artista e comunicadora Brisa Marques com participação do escritor Jovino Machado. A atração musical será a dupla de cantoras conhecidas como Braba.
O último dia de festival (29/08) encerra com a boa prosa de “Charge-se!” – com os principais ilustradores e chargista de Minas Gerais Duke Chargista produz artes para os principais jornais como Jornal O Tempo, Super Notícia , Quinho Ravelli cartunista, quadrinista e ilustrador atualmente trabalha no jornal Estado de Minas, já publicou em vários veículos e tem diversos prêmios no Brasil e exterior e a mediação de Frances Salvador, filha do saudoso chargista Son Salvador.
Outra atração será a roda de conversa com os ganhadores do Concurso “Imagens Textuais de Sabará” – com Juliana Baeta, Elouise Marcelino e Priscila Cemis, mediação de Dan Oliver. O concurso foi realizado no mês de abril deste ano e o tema era sobre várias vertentes relacionadas à cidade de Sabará como: memórias, personalidades, monumentos e escritores. Um tema muito interessante também será tratado na Flis a “A Literatura como Direito Humano” – com a escritora Dalva Soares e o escritor gaúcho José Falero.
Para fechar a festa com muita alegria a música será comandada pelo grupo sabarense Velha Guarda do Samba.
Siga as nossas redes sociais: IG: @borrachalioteca e no Facebook: BorraliotecaSabará
A Borrachalioteca é uma biblioteca comunitária criada em 2002, no interior de uma borracharia no bairro Caieira, na cidade histórica de Sabará em Minas Gerais. Possui uma outra unidade – a Sala Son Salvador – no bairro Cabral, também localizada na cidade. Atualmente o acervo das duas bibliotecas conta com mais de 10.000 obras literárias.
Desde 2013 faz parte da Rede de Bibliotecas Comunitárias Sou de Minas, Uai e também da RNBC – Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias. Conheça os nossos projetos e acesse o nosso site.
15h – Narração de Histórias – Cantarolê convida Sandra Lane e Vilmar de Oliveira
17h – Lançamento do Pão e Poesia Edição Comemorativa – com a participação de Júnia Paixão, Sheila Emília e Carol Fernandes
20h30 – Atração Musical – As Brabas
11h – As ilustrações no Pão e Poesia: edição comemorativa – com a participação dos jovens ilustradores
15h – Roda de Conversa com Autoras – Selma Rossi, Thaíse Santana e Leida Reis
17h – Roda de Conversa – Brisa Marques e Jovino Machado
19h – Intervenção Cultural – Brisa Marques
11h – Roda de Conversa entre Chargistas – com Duque, Quinho e Frances Salvador
15h – Roda de Conversa com os vencedores do Concurso “Imagens Textuais de Sabará” – com Juliana Baeta, Elouise Marcelino, Priscila Cemis e Dan Oliver
17h – Roda de Conversa “A Literatura como Direito Humano” – com a escritora Dalva Soares e o escritor José Falero
20h30 – Atração Cultural – Velha Guarda do Samba