Sabará seria a primeira parada da turnê “Rotorquestra de Liquidificafu”, mas a apresentação teve que ser adiada. Desde então, a turnê passou por Brumadinho, Nova Lima e Caeté e vem arrebatando grandes públicos e fortes emoções.
O encontro entre esses dois universos musicais é inusitado desde o seu nome. A “Rotorquestra de Liquidificafu”se refere à primeira música do primeiro disco do grupo, “Rotomusic de Liquidificapum”, uma síntese de toda multiplicidade que tornou única a contribuição do grupo ao pop rock brasileiro.
Embora se dediquem a gêneros distintos, o Pato Fu e a Orquestra Ouro Preto compartilham a experimentação como denominador comum. É esse o sentimento que norteia todo o concerto. “A própria Orquestra se transforma a cada trabalho. Em meio a um repertório imenso de espetáculos, estão sempre se desafiando, buscando novas interações com um público cada vez mais amplo. O Pato Fu tem feito propostas estéticas bem diferentes ao longo da carreira, mas no fundo, mantemos uma chama de experimentalismo pop, eu diria”, avalia Takai.
Para o repertório, uma viagem ilimitada pela discografia da banda. “Pescamos, em cada álbum, ao menos uma representante. Quem é fã do Pato reconhece a trajetória do grupo e vai buscar na memória, em cada canção, onde estava quando o álbum foi lançado, o que estava fazendo, que momento da vida estava vivendo. Quem conhece o Pato Fu vai ficar muito feliz com o resultado e aqueles que são fãs da orquestra e que, por alguma razão, ainda não conheçam a obra desses artistas incríveis, vão ficar muito surpresos com a qualidade do que vão ver, ouvir e presenciar”, garante Toffolo.
Para a AngloGold Ashanti, patrocinadora da turnê e parceira de longa data da Orquestra Ouro Preto, a série de concertos é uma grande oportunidade de inspirar e presentear todas as cidades por onde os shows forem apresentados. “Acreditamos que a música é elemento fundamental da nossa expressão artística e cultural. O orgulho este ano é ainda maior ao proporcionar uma série inédita de espetáculos reunindo dois expoentes da música mineira: a Orquestra Ouro Preto e a banda Pato Fu, em seu aniversário de 30 anos”, afirma Othon Maia, gerente sênior de Comunicação e Relações Institucionais da empresa.
Pato Fu e Orquestra Ouro Preto – Rotorquestra de Liquidificafu – Turnê 30 anos
Data: 10/9
Local: Praça Melo Viana
Horário: 20h30
Ingressos: Entrada franca