A construção e a demolição da Estação Ferroviária de General Carneiro – Sabará

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Conheça um pouco da história da Estação Ferroviária de General Carneiro

A Estação Ferroviária de General Carneiro e seu ramal ferroviário foram construídos com o propósito de facilitar o transporte de pessoas e materiais destinados às obras de construção de Belo Horizonte, a nova capital de Minas Gerais. Anteriormente, o transporte de Sabará à antiga região do Curral Del Rei era extremamente lento, geralmente realizado por meio de boiadas, o que demandava dias de viagem.

O terreno para a construção da Estação Ferroviária foi cedido pela Companhia Industrial Sabarense, proprietária da fábrica de tecidos de Marzagão. Naquela época, a região, hoje conhecida como bairro General Carneiro, era chamada de Arrudas. A Estação também foi inaugurada com outro nome: Entroncamento.

Fotografia da Estação de General Carneiro

Em 1894, a Estação recebeu o nome “General Carneiro” em homenagem a um militar, o General Antônio Ernesto Gomes Carneiro, que faleceu durante o Cerco da Lapa, no Paraná, sendo considerado um herói na revolução Federalista de 1892-1894. A partir desse momento, a área circundante à Estação passou a ser conhecida como General Carneiro.

O ramal ferroviário foi inaugurado em 1º de fevereiro de 1895 para o transporte de pessoas e mercadorias, enquanto o prédio da Estação foi totalmente concluído apenas em 7 de setembro de 1902.

O projeto arquitetônico da Estação foi elaborado por José de Magalhães. O prédio se destacava por sua beleza e singularidade, diferindo das demais estações por apresentar uma forma triangular rara, concebida para permitir que as locomotivas manobrassem e retornassem na mesma direção. (Jornal Nossa Comunidade, 1999, p.2). A Estação contava com 27 portas e nenhuma janela! A construção da Estação de General Carneiro ocorreu simultaneamente à Estação Central de Belo Horizonte, onde hoje se encontra o Museu de Artes e Ofícios.

A Estação esteve em funcionamento por cerca de 70 anos e, na década de 1960, foi demolida. Na época, o diretor da Estrada de Ferro Central do Brasil em Minas, Sr. Bernardo Rosa Pimentel Barbosa, afirmou que a Estação seria demolida por ser considerada ineficiente. Em seu lugar, seria construída uma nova estação, mais moderna, para melhor atender aos passageiros. Ele também destacou que reformar a antiga estação seria mais oneroso do que construir uma nova.

Veja um vídeo feito pela Rede Minas sobre a Estação General Carneiro clique aqui.

Pesquisa elaborada por: Linda Kerley e Talita, alunos da Escola Estadual Juquinha de Almeida e da Escola Estadual Elísio Carvalho de Brito, que participaram do Sabará Memória Emotiva – Olhares sobre o Patrimônio, desenvolvido pela ONG AFFAS.

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