Festival Palco Itália Itinerante chega a sua 3ª edição com a forte identificação de uma experiência muito bem sucedida em cidades do interior dos Estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. O evento já colheu aplausos entusiasmados de mais de 50 mil pessoas.
O principal objetivo deste projeto é levar a Ópera a cidades do interior, fora do circuito das grandes encenações que buscam as metrópoles, conquistando novos públicos para a música lírica no geral e popularizando uma das maiores manifestações da música popular universal.
Em Sabará, o evento será realizado na Praça Melo Viana, dia 08 de Setembro, às 18 horas. O espetáculo deste ano é composto por árias de Óperas famosas e músicas conhecidas da tradição popular italiana, que tocam o coração dos expectadores, provocando fortes emoções e lembranças nos ítalo-descendentes, ou ainda, nos mais jovens, uma experiência inusitada com a nova sonoridade proposta, tão moderna, para um estilo tão clássico.
Em 2000, na Bologna, Itália, surgiu o Gruppo Amarcord – Companhia Italiana de Teatro e Ópera, tendo por objetivo apresentar a música através de uma forma original de espetáculo, que fosse ao mesmo tempo, teatral, lírico e de ópera, definido como “Cabaret Lírico”.
O Gruppo Amarcord mantém uma formação inusitada para a lírica e, nesta 3ª versão do Festival Palco Itália Itinerante eles se apresentarão com Francesco Piacentini na bateria, Andrea Terenziani no baixo, Anatoli Ricci na flauta, Claudio Mattioli no teclado e acordeon, a soprano brasileira Susie Georgiardis, o tenor Massimiliano Barbolini, que foi aluno de Luciano Pavarotti.
O espetáculo é composto por árias de óperas de Verdi, Rossini, Puccini e Reverberi e canções tradicionais italianas, além de composições do próprio maestro Claudio Mattioli, traçando um encontro emocionante entre o clássico e o moderno.
Com músicos profissionais virtuosos e cantores de alta categoria, o Gruppo Amarcord conquista novos públicos para música lírica, despertando o interesse de crianças e adolescentes, incluindo todos aqueles que nunca tiveram contato com a Ópera.
O Gruppo Amarcord encanta e cativa todo o público que o assiste, devido ao seu profissionalismo, carisma e versatilidade. Seu sucesso está registrado na excelente crítica que alcançou em todos os países onde já se apresentou deste a Itália a Espanha, França, Portugal, Bélgica, Áustria, Inglaterra, Noruega, República Tcheca, Hungria, Rússia, Estados Unidos, Brasil, Uruguai, Argentina, Costa Rica, Honduras, Japão, Coréia do Sul, China e África do Sul. Seus últimos espetáculos foram realizados em Chicago na Expo Internazionale e no Gala Dinner Drake Hotel; na Hungria, no Festival Barocco di Gyor, no Barocco di Eger e no Festival di Szentendre. Isto sem contar com a abertura do concerto de Michel Teló no Rodeio de Itu 2012 e o espetáculo no Salle Garnier de Montecarlo.
No site www.festivalpalcoitalia.com.br você encontra todas as informações sobre a circulação do Gruppo Amarcord, vídeos das temporadas 2010 e 2011 entrevistas com os artistas e um pouco da história das cidades que compõem as três edições do Festival Palco.
A Associação de Cultura Ítalo-Brasileira do Estado de Minas Gerais – ACIBRA-MG é uma entidade sem fins lucrativos fundada no ano de 2002. Desde a sua criação, a ACIBRA-MG realiza atividades que confirmam sua missão de favorecer e fortalecer a integração entre brasileiros e italianos através de todos os meios que envolvam a cultura dos dois países, além de promover o resgate e incentivar a tradição, folclore e história italianos.