Duda tem apenas 4 anos de idade, mas já é exemplo de representatividade ao ganhar o Miss Minas Gerais Kids. Natural de Sabará, Duda esbanja simpatia com o cabelo black. Vencedora do concurso, realizado em abril, ela se prepara para o Miss Brasil Kids, que será decidido no 12 de outubro.
A mãe, Adriana Barbosa Campos de Sousa, conta que, por volta dos 3 anos de idade, Duda manifestou o interesse pelas princesas dos contos de fada. Mas ao falar que iria comprar um vestido igual ao das princesas para a filha, Duda respondeu que não tinha como ela ser igual àquelas princesas, porque elas tinham o “cabelo caído”. “Nesse momento eu senti a necessidade de mostrar para ela que ela é bonita e poderia ser a princesa que ela quisesse mesmo não tendo uma princesa que a representasse”.
Adriana então pesquisou sobre o universo dos concursos de miss. Em princípio ficou em dúvida, mas mesmo assim, inscreveu Duda na disputa estadual.
Ao longo da seleção, a menina passou por episódios em que o cabelo black não foi aceito, e tentam colocá-lo dentro do “padrão”. Adriana conta que, terminava de produzir a filha, mas ainda assim ouvia comentários do tipo ‘você não vai arrumar ela?’, ‘não vai prender o cabelo dela?’.
Mesmo tão pequena, Duda começou a assimilar as críticas preconceituosas e peida para mãe deixar o cabelo preso. No entanto, Adriana mostrou pra a pequena que mesmo não tendo o “cabelo caído”, ela poderia ser uma miss, uma princesa. E não deu outra. Duda não só foi selecionada, como venceu o Miss Minas Gerais Kids.
“Eu não posso deixar minha filha crescer achando que ela não pode estar no mundo da moda por ela não ser padrão. Eu falei: ela vai ser uma miss crespa. Hoje ela coloca a faixa e se transforma, ela se sente mesmo, se empodera, solta o cabelo e fala ‘meu cabelo é bonito’”, conta a mãe de Duda.
Mãe e filha se preparam para a etapa nacional e buscam parcerias e patrocínios para mostrar para as meninas de Minas e do Brasil que os padrões existem para serem quebrados e que todas as meninas são lindas como uma princesa.
Fonte: em.com.br