Fhemig lança edital para parceria no Hospital Cristiano Machado em Sabará para oferecer atendimentos de média e alta complexidade

SALVAR

O Hospital Cristiano Machado, localizado em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, está prestes a aprimorar seus serviços de saúde por meio de uma nova parceria. A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) lançou um novo edital para a celebração de contrato de gestão com uma entidade qualificada ou interessada em se qualificar como Organização Social (OS) para o referido hospital.

O edital, divulgado na última quinta-feira (18/1), apresenta ajustes técnicos nos critérios de seleção, e as propostas para a parceria devem ser enviadas entre os dias 9/2 e 20/2 por meio do Sistema Eletrônico de Informações. Detalhes adicionais podem ser encontrados no link: https://www.fhemig.mg.gov.br/oss.

Continue lendo após a publicidade

A parceria proporcionará avanços significativos no atendimento prestado pelo Hospital Cristiano Machado, incluindo cirurgias gerais de média complexidade, atendimentos de média e alta complexidade, além da disponibilização de leitos cirúrgicos, hospital dia, enfermaria clínica e cuidados prolongados. O novo processo também prevê a implementação de leitos de UTI adulto e uma agência transfusional.

O contrato de gestão com uma entidade do terceiro setor conferirá maior autonomia ao hospital, agilizando a contratação de serviços, aquisição de equipamentos e insumos, bem como os processos administrativos e a recomposição do quadro de funcionários. Segundo Pedro Henrique Pimenta Silveira Crespo, gerente de Implementação de Parcerias da Fhemig, essa autonomia permitirá ampliar a assistência, cobrindo as demandas da região e melhorando a qualidade dos serviços prestados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Conforme a legislação mineira, o contrato de gestão é estabelecido entre a administração pública estadual e uma entidade qualificada como OS. Embora não seja necessário ter prévia qualificação para participar do processo de seleção pública, a organização vencedora deve ser qualificada antes da celebração da parceria.

As entidades interessadas podem iniciar o processo de qualificação a qualquer momento, seguindo os requisitos estabelecidos na Lei Estadual 23.081/2018 e no Decreto Estadual 47.553/2018, conforme orientações disponíveis no site da Seplag-MG: https://www.mg.gov.br/planejamento/pagina/gestao-governamental/parcerias-com-os/organizacoes-sociais-os.

Os critérios de seleção são objetivos, considerando a experiência da entidade em gestão de serviços de saúde públicos, acreditação e porte semelhante ao da unidade. A parceria visa reduzir burocracias, proporcionando agilidade e eficiência, resultando em melhorias expressivas para os pacientes.

Na gestão por OS, a entidade assume a responsabilidade direta pela administração da unidade, enquanto o patrimônio e o serviço de saúde permanecem públicos, 100% vinculados ao SUS. Conforme a Fhemig nenhum usuário perderá seus direitos, e a Fhemig continuará elaborando e conduzindo as diretrizes da política pública de saúde, fiscalizando o contrato de gestão de forma incisiva e não haverá exoneração dos servidores efetivos, e eles manterão todos os direitos e benefícios associados aos cargos ou funções públicas que ocupam.

Compartilhe:

Veja stories do Sou Sabará

Veja stories do Sou Sabará Notícias

Quer participar dos grupos no Whatsapp?

Se você tiver interesse em participar dos grupos do Sou Sabará no Whatsapp
Quer Receber Notícias Sim Não