A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) realizou, nesta terça-feira (1º/4), uma operação em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), para combater um esquema de golpes com falsos pagamentos via Pix. Durante a ação, dois suspeitos foram presos por receptação.
As investigações apontam que um grupo criminoso entrava em contato com lojas de materiais de construção, solicitava orçamentos e enviava comprovantes falsos de pagamento gerados por um aplicativo. Com isso, eles conseguiam que as lojas entregassem os produtos sem que o dinheiro realmente caísse na conta.
Na casa dos suspeitos, a polícia encontrou vergalhões de ferro, cantoneiras e outros materiais adquiridos de forma fraudulenta. As vítimas faziam as entregas em Sabará, onde o grupo contava com receptadores para esconder os produtos. Entre os envolvidos, havia um menor de idade, filho de uma mulher presa pelo mesmo crime em dezembro de 2024.
Durante a abordagem, os policiais encontraram no celular de um dos suspeitos diversos comprovantes falsos de transferências bancárias. O prejuízo estimado causado pelo golpe é de R$ 50 mil.
A 2ª Delegacia de Polícia Civil de Sabará já recebeu dezenas de denúncias sobre esse grupo, que teria enganado diversos estabelecimentos comerciais em Belo Horizonte e na RMBH.