Bem-vindo ao Portal de Sabará - MG

Governo de Minas quer reativar trens urbanos, mas Sabará ta de fora.

O projeto de ativar os trens urbanos nas linhas desativadas esta sendo discutida desde 2011 e parece que agora vai sair do papel o problema que antes se discutia que 26 cidades mineiras seriam atendidas e agora falam de 13 e pode ser que daqui algum tempo abaixe mais.

Foto: Omar Freire/Imprensa MG
Foto: Omar Freire/Imprensa MG

O governador Antonio Anastasia (PSDB) assinou nesse mês(07) um acordo de cooperação técnica entre o governo de Minas, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Empresa de Planejamento e Logística (EPL), do governo federal e prometeu lançar um edital para as obras de adequação da malha ferroviária até o início do ano que vem.

Pela proposta, a linha sairá de Betim, passando por Contagem e Ibirité, e chegará até a região de Águas Claras, no Belvedere, em  Belo Horizonte perto de Nova Lima. O projeto ainda será debatido com os municípios, mas se não sofrer modificações terá 21 estações e 60 quilômetros de linha para atender diariamente 150 mil pessoas.

De acordo com o governo o Trem incluirá mais duas linhas: Horto – Nova Lima e Horto – Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, chegando até Sete Lagoas, em um total de 190 quilômetros de linhas férreas. Os projetos dessas duas linhas deverão ficar prontos até outubro. A ideia do governo é fazer uma consulta pública, para então publicar o edital que conterá os prazos para implantação dos serviços e início das atividades. Os estudos sobre a viabilidade dos projetos começaram em 2011.

Antigo Pontilhão sobre o Rio das Velhas - Foto: Jairo Nunes
Antigo Pontilhão sobre o Rio das Velhas – Foto: Jairo Nunes

Na nossa  cidade Sabará com tantas linhas abandonadas  e onde a população sofre diariamente no trânsito em destino a capital não foi incluida e os únicos projetos para nossa cidade que estão em fase de implementação é na duplicação da BR-381 e no asfaltamento da estrada Sabará – Nova Lima que passa no bairro Paciência.

Adicione o número abaixo na sua lista de contatos e envie “Oi” para receber as notícias do Sou Sabará no seu Whatsapp

 



Fechar Menu