stories

Sou Sabará
Sou Sabará Notícias
Sabará City

Influenza já matou 23 pessoas em Minas em 2019, uma delas em Sabará

SALVAR

Dados do boletim epidemiológico da gripe, divulgado nesta quarta-feira pela Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG), mostraram que ocorreram 22 óbitos causada pelo vírus Influenza.

O local que concentra o maior número de mortes pelo vírus da gripe é Belo Horizonte, com 8 casos. Em seguida, aparecem as cidades de João Monlevade e Juiz de Fora, com dois registros cada; e Conselheiro Lafaiete, Timóteo, Sabará, Campo Belo, Uberlândia, Santa Rita de Jacutinga, Pedralva, Prata, Leopoldina, Andrelândia e Mariana, com um caso por cidade.

Continue lendo após a publicidade




Prevenção

Conforme o professor Unaí Tupinambás da Faculdade de Medicina da UFMG, algumas medidas podem ser tomadas para prevenção, veja abaixo:

  • Evitar ambientes fechados
  • Hidratação oral frequente
  • Sempre lavar as mãos
  • Não usar as mãos ao tossir ou espirrar, mas sim a parte interna do braço
  • Manter um estilo de vida saudável

 

Sintomas e cuidados

Entre os sintomas da gripe estão mal-estar, coriza, dor de garganta, tosse e febre. “Ao aparecer os sintomas, procure a unidade básica de saúde (UBS) para que o profissional oriente sobre quais medidas devem ser tomadas, como repouso, remédio para dor e febre e a hidratação oral”, comenta o professor.

“Mas, também para alertar sobre os sinais de gravidade, como falta de ar e dor no peito. Nesses casos é necessário retornar a UBS ou procurar uma unidade de emergência do SUS, porque pode ser uma complicação da gripe, como a pneumonia, em que aumenta a possibilidade de morte”, completa.

Mais informações: Faculdade de Medicina da UFMG

Compartilhe:

Veja stories do Sou Sabará

Veja stories do Sou Sabará Notícias