Influenza já matou 23 pessoas em Minas em 2019, uma delas em Sabará

SALVAR

Dados do boletim epidemiológico da gripe, divulgado nesta quarta-feira pela Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG), mostraram que ocorreram 22 óbitos causada pelo vírus Influenza.

O local que concentra o maior número de mortes pelo vírus da gripe é Belo Horizonte, com 8 casos. Em seguida, aparecem as cidades de João Monlevade e Juiz de Fora, com dois registros cada; e Conselheiro Lafaiete, Timóteo, Sabará, Campo Belo, Uberlândia, Santa Rita de Jacutinga, Pedralva, Prata, Leopoldina, Andrelândia e Mariana, com um caso por cidade.

Continue lendo após a publicidade




Prevenção

Conforme o professor Unaí Tupinambás da Faculdade de Medicina da UFMG, algumas medidas podem ser tomadas para prevenção, veja abaixo:

  • Evitar ambientes fechados
  • Hidratação oral frequente
  • Sempre lavar as mãos
  • Não usar as mãos ao tossir ou espirrar, mas sim a parte interna do braço
  • Manter um estilo de vida saudável

 

Sintomas e cuidados

Entre os sintomas da gripe estão mal-estar, coriza, dor de garganta, tosse e febre. “Ao aparecer os sintomas, procure a unidade básica de saúde (UBS) para que o profissional oriente sobre quais medidas devem ser tomadas, como repouso, remédio para dor e febre e a hidratação oral”, comenta o professor.

“Mas, também para alertar sobre os sinais de gravidade, como falta de ar e dor no peito. Nesses casos é necessário retornar a UBS ou procurar uma unidade de emergência do SUS, porque pode ser uma complicação da gripe, como a pneumonia, em que aumenta a possibilidade de morte”, completa.

Mais informações: Faculdade de Medicina da UFMG

Compartilhe:

Veja stories do Sou Sabará

Veja stories do Sou Sabará Notícias