Dados do boletim epidemiológico da gripe, divulgado nesta quarta-feira pela Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG), mostraram que ocorreram 22 óbitos causada pelo vírus Influenza.
O local que concentra o maior número de mortes pelo vírus da gripe é Belo Horizonte, com 8 casos. Em seguida, aparecem as cidades de João Monlevade e Juiz de Fora, com dois registros cada; e Conselheiro Lafaiete, Timóteo, Sabará, Campo Belo, Uberlândia, Santa Rita de Jacutinga, Pedralva, Prata, Leopoldina, Andrelândia e Mariana, com um caso por cidade.
Prevenção
Conforme o professor Unaí Tupinambás da Faculdade de Medicina da UFMG, algumas medidas podem ser tomadas para prevenção, veja abaixo:
Sintomas e cuidados
Entre os sintomas da gripe estão mal-estar, coriza, dor de garganta, tosse e febre. “Ao aparecer os sintomas, procure a unidade básica de saúde (UBS) para que o profissional oriente sobre quais medidas devem ser tomadas, como repouso, remédio para dor e febre e a hidratação oral”, comenta o professor.
“Mas, também para alertar sobre os sinais de gravidade, como falta de ar e dor no peito. Nesses casos é necessário retornar a UBS ou procurar uma unidade de emergência do SUS, porque pode ser uma complicação da gripe, como a pneumonia, em que aumenta a possibilidade de morte”, completa.
Mais informações: Faculdade de Medicina da UFMG