A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deflagrou uma operação na capital paulista para combater uma quadrilha especializada no chamado “golpe do advogado”, que vitimou um morador de Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A ação foi divulgada nesta terça-feira, dia 21 de outubro, e cumpre cinco mandados de busca e apreensão e dois de prisão relacionados ao esquema de estelionato.
De acordo com as investigações, o golpe ocorreu em 8 de agosto deste ano, quando o morador de Sabará foi enganado e sofreu um prejuízo superior a R$160 mil. Após o registro da ocorrência na cidade, as apurações realizadas pela PCMG levaram à identificação de suspeitos em São Paulo, resultando na operação policial.
As diligências foram realizadas nos bairros Vila Brasil e Itaquera, onde os agentes apreenderam celulares, documentos falsos e cartões bancários. Durante a ação, um homem foi preso e levado ao sistema prisional paulista. Uma mulher, também alvo da operação, não foi localizada e agora é considerada foragida.
Segundo a Polícia Civil, o grupo criminoso, com base em São Paulo, é suspeito de aplicar golpes financeiros pela internet em diversas regiões do país. A quadrilha utilizava engenharia social para enganar vítimas que tinham processos judiciais em andamento.
De forma articulada, os criminosos faziam contato se passando por advogados e convenciam as vítimas de que elas tinham valores a receber referentes a supostas decisões judiciais favoráveis. Para liberar a quantia, exigiam pagamentos antecipados de “custas processuais”, “tributos” ou “honorários advocatícios”. Depois que as transferências eram feitas, o grupo encerrava o contato e desaparecia.
A Polícia Civil de Minas Gerais informou que as investigações continuam, com o objetivo de identificar outros membros da quadrilha e desarticular totalmente o esquema que causou prejuízos em várias regiões do país.
There are no results matching your search
© Todos direitos reservados