Obras do Rodoanel Norte que vai ligar Betim até Sabará devem começar em 2015, anuncia governo

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O Rodoanel Norte vai ter 66 km e vai ligar Betim até o distrito de Ravena em Sabará, passando por Contagem, Neves, Pedro Leopoldo, Vespasiano e Santa Luzia.

Em audiência pública, governo anuncia publicação do edital em março com expectativa de conclusão das obras até 2019. Cobrança de pedágio será fracionada

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O edital para construção e concessão do Rodoanel Norte, que liga a BR-381 de Betim até o distrito de Ravena, em Sabará, no Vetor Norte da Grande BH, será publicado em março. Com 66,7 quilômetros de extensão e oito praças de pedágio a R$ 7,50 com cobrança fracionada, o sistema é semelhante ao Ponto a Ponto, de São Paulo.

O governo do estado se reuniu nessa quarta-feira com grandes empresas interessadas na obra, na Cidade Administrativa, para audiência pública. É o último passo antes da publicação do edital para a construção da rodovia. Segundo o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), Carlos Melles, a expectativa é que o trecho norte do Rodoanel receba metade do fluxo do Anel Rodoviário, por onde trafegam, em média, 140 mil veículos por dia.

O vencedor da licitação vai assinar um contrato de 30 anos de construção e exploração da nova rodovia. Como as obras têm previsão para começar em 2015, a expectativa é que a rodovia fique pronta em 2019. O traçado passa por Betim, Contagem, além de Ribeirão das Neves, Pedro Leopoldo, Vespasiano, Santa Luzia e Sabará, cidades que fazem parte do Vetor Norte da Grande BH.
“Nossa expectativa é que metade do fluxo do Anel Rodoviário passe para o Rodoanel, principalmente caminhões. É um ganho de tempo, segurança e ambiental”, afirmou Carlos Melles. Segundo ele, dos recursos da obra, R$ 550 milhões são destinados a desapropriação, já que a rodovia vai passar por trechos de sítios e fazendas, com poucas moradias.

Representantes da CCR, Odebrecht, Cowan, Andrade Gutierrez, Tectran, Barbosa Mello, Fidens e de outras empresas estiveram na audiência, além de moradores. Segundo o secretário, elas questionaram o conteúdo do edital, que será analisado até a publicação. O processo será feito por meio de parceria público-privada (PPP). “A criação do Rodoanel é uma necessidade. Estamos tratando do trecho que ficou sob responsabilidade do governo do estado, que é o Rodoanel Norte, que permitirá urbanização muito importante em toda sua margem, criando mais um eixo de desenvolvimento na nossa região metropolitana”, afirmou o governador Antonio Anastasia, na abertura da audiência.

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Cobrança fracionada

O pedágio fracionado é uma forma de as concessionárias cobrarem a tarifa por trecho trafegado, usado principalmente quando há muitas entradas para municípios ao longo da rodovia. Em São Paulo, o sistema chamado Ponto a Ponto funciona em três rodovias (SP-340, entre Campinas e Mogi das Cruzes, Rodovia Engenheiro Constâncio Cintra, de Itatiba a Jundiaí, e Rodovia Santos Dumont, entre Campinas e Sorocaba). Nos dois últimos, o sistema só permite a fração por moradores que comprovarem a moradia nas áreas cortadas pelas rodovias e se cadastrarem no sistema. No Rodoanel, ainda não se sabe como o sistema será operado.

Outros dois trechos também estão previstos: o Rodoanel Sul, de Betim a BR-040, na saída para o Rio de Janeiro, e o Rodoanel Leste, em Sabará. O primeiro está sob responsabilidade do governo federal e o segundo, da Prefeitura de Belo Horizonte.

por Patricia Giudice via em.com.br

 

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