Polícia Civil desmonta esquema de agiotagem liderado por colombianos em Sabará

  • Publicado 1 semana atrás

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) realizou, nesta sexta-feira (9), a operação “Achaque” em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, com o objetivo de desarticular um grupo suspeito de envolvimento em agiotagem e extorsão. A investigação aponta que cinco homens, sendo quatro colombianos e um brasileiro, com idades entre 24 e 32 anos, ofereciam empréstimos ilegais com juros abusivos e, diante da inadimplência, ameaçavam as vítimas com violência.

Divulgação/PCMG

Durante a ação, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão. Em uma das residências, localizada em Sabará e pertencente ao único brasileiro do grupo, os policiais encontraram R$ 23 mil em espécie, um celular e diversos documentos. A quantia, segundo a PCMG, pode ter origem ilícita e estar relacionada à prática de de dinheiro.

O material recolhido será analisado pela perícia, e os dados extraídos do celular e dos documentos devem contribuir para o avanço das investigações, iniciadas em março de 2025. A polícia busca identificar outras vítimas e possíveis envolvidos no esquema criminoso.

A PCMG também informou que está em contato com a Polícia Federal para verificar a situação migratória dos suspeitos estrangeiros. O valor total movimentado pelo grupo e os percentuais de juros cobrados ainda estão sendo apurados.

© Todos direitos reservados