A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) prendeu nesta terça-feira (29 de abril) doze pessoas suspeitas de fazerem parte de uma quadrilha especializada no desmanche de motocicletas. A operação foi realizada em Sabará, na região metropolitana de Belo Horizonte, e atingiu também outras cidades vizinhas.
Segundo informações da PCMG, o grupo atuava cometendo crimes como furto, receptação e adulteração de veículos. Os criminosos descartavam partes com rastreabilidade, como chassis e motores, em áreas de mata nas cidades de Sabará e Santa Luzia. Já as peças que não permitiam rastreamento, como carenagens, eram vendidas por meio das redes sociais ou repassadas a um receptador final, que as distribuía para outros estados.
Durante a operação, uma loja de peças de moto em Pedro Leopoldo foi alvo de mandado de busca e apreensão. Conforme o delegado Thiago Chevalier, o dono do estabelecimento é suspeito de revender as peças ilegalmente para fora de Minas Gerais.
O foco da quadrilha, de acordo com as investigações, era principalmente motocicletas de baixa cilindrada. Quando questionados sobre motos maiores, os suspeitos afirmavam que não faziam parte do interesse do grupo.
Com a prisão dos envolvidos, a PCMG espera uma redução significativa nos índices de furtos de motocicletas na Grande BH. “Acreditamos que esses suspeitos estavam entre os principais responsáveis pelos crimes na região, e com a prisão deles, esperamos uma diminuição nos casos”, afirmou o delegado.