Polícia identifica empresas que aplicavam o golpe do falso emprego

  • Publicado 5 anos atrás

Muitos jovens em busca da primeira colocação no mercado de trabalho foram vítimas do golpe do falso emprego na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

A Polícia Civil de Minas Gerais com o objetivo de auxiliar as investigações de crimes de estelionatos, prática conhecida como “golpe do falso emprego”, cumpriram, nesta terça-feira (5), 18 mandados de busca e apreensão em residências e estabelecimentos comerciais em Belo Horizonte, Contagem, Santa Luzia, Ibirité e Nova Lima.

Coletiva de Imprensa da Polícia Civil


A operação intitulada “Primum Officium” identificou empresas que estariam obtendo vantagem ilícita ao induzir a erro dezenas de vítimas que buscam emprego. “As vítimas são pessoas que estão procurando o primeiro emprego, principalmente menor aprendiz e, às vezes, dão tudo o que têm de recurso financeiro”, ressaltou a Delegada que presidiu as investigações, Claudia Marra. Ao todo, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) identificou o envolvimento de oito empresas e 17 envolvidos, sendo nove homens e oito mulheres.

Ainda segundo a Delegada, as vítimas eram chamadas aos estabelecimentos de recrutamento e seleção e lá eram submetidas a testes ou entrevistas. Depois de realizados, os funcionários informavam ao candidato que ele não possuía capacitação e que, para conseguir a suposta vaga de emprego, era necessário adquirir um curso de informática: “Neste teste de conhecimento ninguém passava, todos eram reprovados, e aí que está o golpe de estelionato.

A partir do momento que a pessoa paga o curso de informática ela é enganada, pois não existe a tal vaga de emprego que eles diziam ser garantida”, explicou. As vítimas chegavam a pagar, em média, R$ 600 pelo curso. “Os suspeitos continuam sendo investigados e, após análise dos objetos apreendidos, vamos encerrar as investigações e, se possível, terminar com indiciamento”, finalizou Claudia.

Receba atualizações da cidade de Sabará no seu Whatsapp

© Todos direitos reservados