Sabará recebe o espetáculo “Ali Babá e os 40 ladrões”, neste sábado (23)

SALVAR

Ali Babá e os 40 Ladrões 05-06-2014 Fotos Thaneressa Lima (169)
Foto: Thaneressa Lima

“Abre-te sésamo!” é a palavra mágica que vai abrir as portas do teatro para público de Sabará-MG. No dia 23 de julho, às 16h, a Trupe de Truões retorna à cidade com o espetáculo Ali Babá e os 40 Ladrões ao Teatro Municipal de Sabará, com entrada gratuita.

Cassim e Ali Babá são irmãos e moram em uma caverna. Um dia, ao proferirem as palavras “Abre-te sésamo!”, um tesouro guardado por uma quadrilha de ladrões é revelado e o destino dos irmãos, alterado. A história se desenrola cheia de artimanhas, disfarces e armadilhas.

Continue lendo após a publicidade




Ali Babá e os 40 Ladrões foi o primeiro conto da tradição popular universal de “As mil e uma noites” encenado pela Trupe de Truões e teve a sua estreia no ano de 2006. O espetáculo foi contemplado com o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz e deu continuidade às investigações do grupo na linguagem do teatro infanto-juvenil. Em 2014 ganhou nova montagem, mantendo os elementos principais: a exploração e ressignificação de um único objeto – o bastão – e o exercício de navegação dos atores entre a atuação e a narração na pesquisa de literatura em cena.

O cenário é composto por duas áreas delimitadas: o “tapete”, no qual se desenrolam as peripécias, e uma faixa que o contorna, criando uma área destinada aos narradores e gerando uma coxia exposta ao público. Nos quatro cantos, estruturas abrigam os elementos-chave: os bastões. O espaço ganha amplitude evidenciando, em seu aspecto de tapete, o fluxo do jogo cênico de figuras múltiplas: personagens tipo, ressignificação corporal e dança contemporânea. Como griôs, os atores resgatam na figura do “narrador-ator” o aspecto ritualístico e imemorial do ato de contar histórias.

A apresentação faz parte do projeto “Ponto dos Truões Casa Aberta: produção, formação e intercâmbio”, viabilizada pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com patrocínio da ArcelorMittal, apoio da Prefeitura Municipal de Sabará e Milplan Engenharia e realização da Trupe de Truões.

SERVIÇO:
Espetáculo Ali Babá e os 40 Ladrões
Data: 23 de julho
Horário: 16h
Local: Teatro Municipal de Sabará – Rua Dom Pedro II, s/n – Centro. Sabará/MG
Entrada Franca – Retirada dos Ingressos dia 23/07, a partir das 9h.
Informações: (34) 99171-6950
Classificação Livre

FICHA TÉCNICA
Direção: Getúlio Gois e Paulo Merisio
Elenco: Amanda Aloysa
Amanda Barbosa
Maria De Maria
Ricardo Augusto
Thiago Di Guerra
Wesley Nunes
Cenário: Paulo Merisio
Figurino: Deferson Melo e Ronan Vaz
Designer e Operador de Luz: Ronan Vaz
Sonoplastia: Getúlio Góis
Operador de Som: Laís Batista
Oficina de Voz: Dirce Helena Carvalho
Oficina de Música: Manoel Moura
Fotos: Thaneressa Lima
Produtora: Laís Batista
Realização: Trupe de Truões

SOBRE A TRUPE DE TRUÕES
A Trupe de Truões é um grupo de Teatro sediado em Uberlândia/MG. Desde 2002 desenvolve projetos de montagem aliados à pesquisa e aprimoramento estético, com atividades de formação de público e espectador e formação de artistas e gestores culturais em sua cidade. Nos espetáculos adultos investiga o gênero melodramático e suas potencialidades no teatro contemporâneo. No teatro para crianças e jovens investiga as possibilidades de narração em cena, a ressignificação do corpo do ator, além de teatro de sombras e objetos. Mantém diversas peças no repertório, coleciona prêmios na área teatral e já viaja o Brasil frequentemente com os espetáculos.

cle1

Compartilhe:

Veja stories do Sou Sabará

Veja stories do Sou Sabará Notícias

Relacionado