stories

Sou Sabará
Sou Sabará Notícias
Sabará City

Sobe o número de casos confirmados de sarampo em Minas, 1 em Sabará

SALVAR

Minas Gerais tem 51 casos confirmados de sarampo neste ano, e 368 casos ainda estão em investigação. O número foi divulgado nesta terça-feira (15) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).

O Sarampo é uma doença viral, infecciosa aguda, grave, transmissível, altamente contagiosa e comum na infância. A doença começa inicialmente com febre, exantema (manchas avermelhadas que se distribuem de forma homogênea pelo corpo), sintomas respiratórios e oculares.

Continue lendo após a publicidade




No quadro clínico clássico, as manifestações incluem tosse, coriza, rinorréia (rinite aguda), conjuntivite (olhos avermelhados), fotofobia (aversão à luz) e manchas de koplik (pequenos pontos esbranquiçados presentes na mucosa oral). A evolução da doença pode originar complicações infecciosas com amigdalites (mais comum em adultos), otites (mais comum em crianças), sinusites, encefalites e pneumonia, que podem levar à óbito. As complicações frequentemente acometem crianças desnutridas e menores de um ano de idade.

A transmissão ocorre de pessoa a pessoa por meio de secreções (ou aerossóis) presentes na fala, tosse, espirros ou até mesmo respiração.

Desde o início do ano foram confirmados 51 casos de sarampo, a maioria dos casos confirmados está relacionada à importação do vírus de doentes que estiveram no estado de São Paulo ou por contato direto com quatro doentes paulistas. A preocupação maior são com os casos autóctones – quando a transmissão ocorre dentro do território, na qual, ao menos oito casos foram identificados nas cidades de Frutal, Poço Fundo, Ribeirão das Neves, Sabará, Unaí, Viçosa e Visconde do Rio Branco, onde não foram identificadas as origens de contato dos doentes.

Seguindo orientações do Ministério da Saúde, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realizará entre os dias 07/10 e 30/11 a Campanha de Vacinação contra o Sarampo no estado.

Neste sábado (19 de outubro),em Sabará, crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade que ainda não tenham tomado as duas doses poderão ser vacinadas nas unidades de saúde mais próxima, no Pompéu a vacinação será na capela de Santo Antônio.

Compartilhe:

Veja stories do Sou Sabará

Veja stories do Sou Sabará Notícias