Sou Sabará é eleito como um dos representantes Sabarenses no Subcomitê de Bacias do Velha

SALVAR

No último dia 06, aconteceu em Caeté a eleição dos representantes para o Subcomitê de Bacia do Velhas (Caeté/Sabará), gerando uma nova coordenação e agregando vários setores desta região.

O Sou Sabará através da representação de Jéferson Paes foi eleito como membro titular dos representantes da sociedade civil. Sua experiência como graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária vai ajudar nas discussões sobre este tema tão importante que é a água.

 

riodasvelhas1

O processo aconteceu de forma tranquila e transparente. Integrantes antigos e novos puderam conhecer mais sobre o Subcomitê e se inteirar do processo de votação. Após discutirem os assuntos e expectativas, os membros do Subcomitê se reuniram em grupos, votaram e elegeram como representante titular da sociedade civil, Ademir Martins Bento (Ong MACACA); dos usuários, Lidiane Fonseca (SAAE-Caeté) e do poder público, Júlio Bernardes (Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Sabará).

Os três assumiram propondo diálogo, articulação e mobilização em torno dos problemas que enfrentam a sub-bacia. “Temos que estar atentos ao diálogo que deve ser constante em movimentos de articulação e mobilização dos projetos e ações em prol da bacia”, disseram.

Admir Martins Bento foi reeleito coordenador geral e se dispôs a continuar o trabalho. “Temos que avançar e ampliar a discussão sobre nossos recursos hídricos e discuti-la com a população”, disse ao afirmar que: “aceito o desafio, mas preciso de todos. Somos um exército e por isso quero contar com a força do grupo. Estamos no mesmo caminho e o foco deve ser sempre a Bacia do Rio das Velhas”. Ainda segundo ele, a preocupação atual deve ser produzir água e a bacia tem vocação para isto.

riodasvelhas2

 

Preocupações

Segundo Ademir, as maiores preocupações do Subcomitê são os recursos hídricos e a falta de saneamento. “Não podemos discutir água apenas onde consumimos, mas onde ela é produzida. Se não tivermos uma área de recarga protegida não teremos água em quantidade e qualidade”, destacou ao argumentar que “uma das grandes discussões do momento deverá ser como criar políticas para a área rural e fortalecer o produtor de água”.

“Junto aos meus outros companheiros de coordenação quero buscar um novo modo de discutir as situações que virão até nós. A tarefa não será fácil, mas com a ajuda de todos podemos chegar a boas ações. Nossa gestão será participativa”, completou o coordenador.

 

Fonte: Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas

Compartilhe:

Veja stories do Sou Sabará

Veja stories do Sou Sabará Notícias