11 benefícios da goiaba: como consumir e como fazer o chá para melhorar a saúde gastrointestinal e fortalecer o sistema imunológico

A goiaba é uma fruta que possui uma variedade de benefícios para a saúde. Ela é rica em fibras, antioxidantes e nutrientes como as vitaminas A, B e C. Esses nutrientes ajudam a melhorar a saúde do sistema gastrointestinal, fortalecer o sistema imunológico, auxiliar na perda de peso e manter a pele saudável.

A goiaba possui diversos benefícios devido às suas propriedades antioxidantes, antidiabéticas, anti-hipertensivas, anti-inflamatórias, analgésicas, hipocolesterolêmicas, antiespasmódicas, antimicrobianas e adstringentes.

Continue lendo após a publicidade

A goiaba, cujo nome científico é Psidium guajava, é uma fruta com sabor doce e polpa de diversas cores, como rosa, branca, vermelha, amarela ou alaranjada. Ela pode ser consumida de diversas formas, incluindo inteira, em sucos, sobremesas ou chás feitos com as folhas da goiaba.

A goiaba possui diversos benefícios para a saúde, tais como:

A goiaba é uma fruta que contém muitas fibras, o que ajuda a melhorar a digestão ao estimular os movimentos intestinais. Além disso, quando consumida com casca, ela é eficaz no combate à acidez estomacal e pode ser usada como tratamento para úlceras gástricas e duodenais.

A goiaba é uma fruta que possui uma grande quantidade de vitamina C, que é um nutriente responsável por fortalecer as células de defesa do nosso corpo. Isso resulta em um sistema imunológico mais eficiente, capaz de combater vírus e bactérias com maior resistência.

De acordo com pesquisas científicas, o extrato das folhas de goiaba possui propriedades que podem melhorar a diarreia. Essas propriedades são adstringentes, antiespasmódicas e antimicrobianas, o que significa que elas podem ajudar a reduzir tanto a diarreia aguda quanto a crônica, aliviando a dor abdominal e combatendo os microrganismos responsáveis pela diarreia. O extrato das folhas de goiaba pode ser consumido na forma de chá.

A goiaba é uma fruta que pode ajudar na perda de peso, pois possui baixo teor calórico, contendo cerca de 54 calorias. Ela pode ser consumida como sobremesa ou lanche em uma dieta para emagrecer. Além disso, a goiaba é rica em pectina, uma fibra que proporciona sensação de saciedade, diminuindo a fome de forma natural.

Cuidar da saúde da pele é importante e consumir goiaba rosa ou vermelha pode ser uma ótima opção. Essas frutas são ricas em licopeno, um antioxidante que ajuda a proteger a pele dos danos causados pelos raios ultravioleta do sol. Além disso, o licopeno também ajuda a regular a quantidade de radicais livres no corpo, prevenindo o envelhecimento precoce da pele.

Adicionalmente, a goiaba possui vitamina C, um nutriente essencial para a produção de colágeno no corpo, o qual é uma proteína crucial para preservar a flexibilidade e a firmeza da pele.

A goiaba contém pectina e vitamina C, que são fibras solúveis que ajudam a diminuir o colesterol ruim, o LDL. Essas fibras solúveis auxiliam na eliminação do colesterol pelas fezes, reduzindo sua absorção e quantidade no sangue, e também favorecem sua excreção na bile.

Além do mais, por possuir antioxidantes, auxilia na prevenção da oxidação do colesterol LDL e no aumento dos níveis de HDL, que é conhecido como colesterol bom.

A goiaba é uma fruta que possui antioxidantes, como os polifenois, que ajudam a reduzir a pressão arterial. Isso acontece porque ela contribui para o relaxamento dos vasos sanguíneos e melhora a função vascular. Além disso, a goiaba contém potássio, um mineral que ajuda a eliminar o sódio através da urina, o que também auxilia na regulação da pressão arterial.

De acordo com algumas pesquisas, o extrato de goiaba obtido das folhas pode ser eficaz na diminuição das cólicas menstruais. Isso ocorre porque o extrato possui propriedades analgésicas que são capazes de aliviar a dor e o desconforto.

A goiaba contém vitamina C, que ajuda na absorção de ferro pelo organismo. É recomendado consumir a goiaba junto com alimentos vegetais ricos em ferro para prevenir a anemia e melhorar os sintomas.

A goiaba é uma fruta que possui fibras e ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue. Além disso, as folhas da goiabeira contêm polifenóis e triterpenos, substâncias que auxiliam na regulação do metabolismo do glicogênio.

O extrato das folhas de goiaba tem propriedades antioxidantes e antitumorais, o que pode ser útil na prevenção de certos tipos de câncer, como o de pulmão, colorretal, cervical, de mama e gástrico.

A goiaba tem propriedades que ajudam na digestão, estimulam o sistema imunológico, reduzem os níveis de glicose no sangue, combatem o câncer, possuem ação antioxidante, anti-inflamatória e analgésica, ajudam a diminuir os níveis de lipídios no sangue, previnem a anemia, combatem a diarreia e auxiliam no combate à obesidade.

Isso ocorre devido à presença de substâncias bioativas na goiaba, como vitamina C, polifenóis, triterpenos, fibras (como a pectina) e potássio, entre outros.

Abaixo estão os valores nutricionais da goiaba branca e da goiaba vermelha por cada 100 gramas.

É essencial destacar que, para desfrutar dos benefícios mencionados anteriormente, é necessário consumir goiaba junto com uma dieta saudável e equilibrada, além de se exercitar regularmente.

Caso queira aprender como adicionar a goiaba em uma dieta saudável, agende uma consulta com um nutricionista na sua área de residência.

Existem várias formas de consumir a goiaba. Ela pode ser consumida fresca, em sucos, vitaminas, compotas ou até mesmo na forma de sorvete. Além disso, as folhas da goiaba podem ser utilizadas para fazer chás medicinais.

Não há uma quantidade específica recomendada para o consumo de goiaba, mas é recomendado ingerir de 2 a 3 porções de frutas por dia, o que equivale a cerca de 160 a 240 g.

COMO PREPARAR O CHÁ DA FOLHA DE GOIABEIRA

INGREDIENTES
2 xícaras de água
1 colher de sopa cheia de folhas de goiaba frescas

MODO DE FAZER
Esquente a água em uma panela;
Quando começar a ferver, acrescente as folhas de goiabeira;
Espere 30 segundos, apague o fogo, tampe o recipiente e deixe em infusão por 15 minutos;
Por fim, coe o líquido e serva nas xícaras.

Compartilhe:

Saiba como ter Transformações Impactantes em Seu Corpo nas próximas semanas:

Se você busca resultados rápidos de forma saudável, conheça o programa abaixo. Ao seguir este programa, você notará transformações surpreendentes:
  • Redução de até 12cm na circunferência da barriga por mês
  • Alívio das dores nas costas
  • Significativa redução no inchaço das pernas
  • Melhora nos níveis de diabetes e colesterol alto
  • Perda de peso de 5 a 10 quilos
  • Controle da ansiedade por compulsão alimentar
Descubra mais sobre como alcançar esses benefícios rapidamente. Aperte em Saiba mais.

Conheça o New Detox

Ideal para emagrecer, ter mais disposição e menos ansiedade.

Quer Receber Notícias Sim Não