A escolha certa pode poupar o tempo do paciente. Conheça as principais diferenças entre Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Unidade Básica de Saúde (UBS).
A função da Unidade Básica de Saúde(UBS) é fazer um atendimento; como o próprio nome diz; básico. Sabará possui atualmente 16 UBS distribuídas por diversos bairros do município. Estas unidades são constituídas por equipes de saúde da família, com médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem e agentes comunitários de saúde. Ao procurar a UBS, o usuário será acolhido, sua demanda será avaliada, e de acordo com a urgência ou gravidade o atendimento médico poderá ser feito no mesmo dia. Nas UBS o paciente é atendido, na maioria das vezes, por um médico generalista. Se houver alguma complicação, o generalista encaminha o caso para o especialista que pode ser um médico da UPA. Problemas cardiológicos, por exemplo, o paciente é indicado para um cardiologista. Problemas no pulmão, quem assume o caso é o pneumologista. Se tiver uma criança com uma doença mais específica, ela é encaminhada para um pediatra. As UBS fazem o acompanhamento da saúde dos usuários em todas as faixas etárias.
A UPA possui médicos especialistas e tem o papel de atender os casos de urgência e emergência. A UPA da cidade de Sabará funciona na entrada do bairro Nações Unidas. O atendimento é realizado procurando melhorar a situação do paciente naquele momento. A UPA não faz o acompanhamento. Em casos de alta gravidade, o paciente pode ser transferido para um hospital de grande porte. Ao chegar à UPA, o paciente passará por uma classificação de risco. As cores azul e verde são utilizadas para identificar casos de menor gravidade. Amarelo, laranja e vermelho são considerados casos urgentes, muito graves e graves respectivamente. A classificação vermelha faz com que o atendimento seja imediato. O atendimento é feito por classificação de risco e não por ordem de chegada.
Em casos simples e na necessidade de um acompanhamento médico, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) são indicadas. Já em casos urgentes, o recomendado é se dirigir à Unidade de Pronto Atendimento (UPA).