Na hora de procurar um atendimento médico pode surgir a dúvida. Ir à UPA ou UBS? Saiba mais

A escolha certa pode poupar o tempo do paciente. Conheça as principais diferenças entre Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Unidade Básica de Saúde (UBS).

A função da Unidade Básica de Saúde(UBS)  é fazer um atendimento; como o próprio nome diz; básico. Sabará possui atualmente 16 UBS distribuídas por diversos bairros do município. Estas unidades são constituídas por equipes de saúde da família, com médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem e agentes comunitários de saúde. Ao procurar a UBS, o usuário será acolhido, sua demanda será avaliada, e de acordo com a urgência ou gravidade o atendimento médico poderá ser feito no mesmo dia. Nas UBS o paciente é atendido, na maioria das vezes, por um médico generalista. Se houver alguma complicação, o generalista encaminha o caso para o especialista que pode ser um médico da UPA. Problemas cardiológicos, por exemplo, o paciente é indicado para um cardiologista. Problemas no pulmão, quem assume o caso é o pneumologista. Se tiver uma criança com uma doença mais específica, ela é encaminhada para um pediatra. As UBS fazem o acompanhamento da saúde dos usuários em todas as faixas etárias.

Continue lendo após a publicidade




A UPA possui médicos especialistas e tem o papel de atender os casos de urgência e emergência. A UPA da cidade de Sabará funciona na entrada do bairro Nações Unidas. O atendimento é realizado procurando melhorar a situação do paciente naquele momento. A UPA não faz o acompanhamento. Em casos de alta gravidade, o paciente pode ser transferido para um hospital de grande porte. Ao chegar à UPA, o paciente passará por uma classificação de risco. As cores azul e verde são utilizadas para identificar casos de menor gravidade. Amarelo, laranja e vermelho são considerados casos urgentes, muito graves e graves respectivamente. A classificação vermelha faz com que o atendimento seja imediato. O atendimento é feito por classificação de risco e não por ordem de chegada.

Em casos simples e na necessidade de um acompanhamento médico, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) são indicadas. Já em casos urgentes, o recomendado é se dirigir à Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Via Prefeitura de Sabará

Compartilhe:

Saiba como ter Transformações Impactantes em Seu Corpo nas próximas semanas:

Se você busca resultados rápidos de forma saudável, conheça o programa abaixo. Ao seguir este programa, você notará transformações surpreendentes:
  • Redução de até 12cm na circunferência da barriga por mês
  • Alívio das dores nas costas
  • Significativa redução no inchaço das pernas
  • Melhora nos níveis de diabetes e colesterol alto
  • Perda de peso de 5 a 10 quilos
  • Controle da ansiedade por compulsão alimentar
Descubra mais sobre como alcançar esses benefícios rapidamente. Aperte em Saiba mais.

Conheça o New Detox

Ideal para emagrecer, ter mais disposição e menos ansiedade.