Por ficar em plano mais alto e ter uma fachada imponente, a Igreja de São Francisco se destaca na paisagem de Sabará.
Histórico
A primeira construção no local foi uma capela dedicada a Nossa Senhora Rainha dos Anjos erguida pela Arquiconfraria do Cordão de São Francisco, fundada em Sabará em 1761.
A atual Igreja de São Francisco teve sua construção iniciada em 6 de julho de 1772, mas em 1822 as obras de cantaria ainda estavam sendo realizadas. Entre o final do século 18 e princípios do 19, estavam trabalhando nas obras da igreja os seguintes profissionais: o carpinteiro José Ferreira de Brito, o pedreiro Manuel da Costa Lima, João Fernandes de São Tiago, o mestre pedreiro Leonardo de Moinhos e Domingos Pinto Coelho, que esculpiu as imagens de Santo Antônio e São Francisco. A imagem de Nossa Senhora das Dores foi trabalhada por Antônio Pereira dos Santos e Manuel da Costa Torres.
A ornamentação interior não foi totalmente concluída. A capela-mor possui um forro pintado que retrata Nossa Senhora Rainha dos Anjos, a grande protetora dos franciscanos, e os quatro evangelistas. Apesar da simplicidade dessa decoração interior, essa igreja se destaca na paisagem de Sabará pelo seu visual tão imponente.
A igreja é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional. Registrada no Livro Belas Artes. Data: 13 junho de 1938.