A construção da Igreja Imaculada de Nossa Senhora do Rosário ou Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos da Barra como é conhecida, começou em 1713 com a fundação da Irmandade do Rosário dos Homens Pretos, que inciaram a construção da Igreja para substituição da capelinha em madeira.
A construção começou em 1767 e sofreu várias paralisações entre o período de 1767 até 1878, pois a Irmandade lutava com dificuldades financeiras, principalmente pela decadência das minas. As obras foram realizadas por Leonardo de Moinhos, em 1798, mestre Antônio Ferreira da Costa, em 1805, mestre Antônio José Dias, em 1819, e mestre pedreiro Antônio José da Silva Guimarães, em 1856. A Irmandade procurou concluir as obras da Igreja, mas com a dispersão religiosa dos negros, fruto da Abolição, a construção ficou inacabada.
Histórico
Deve-se à Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos da Barra do Sabará, fundada em 1713, a iniciativa da construção da igreja, em substituição à primitiva capelinha de madeira. Para a construção da capela definitiva foi concedido um terreno à Irmandade, conforme carta régia datada de 10 de maio de 1757, vindo a mesma a adquirir ainda, nove anos mais tarde, terreno ocupado por duas casas particulares. Em 1767, teve início a preparação do terreno, em local próximo e para trás da antiga capela, e no ano seguinte foi firmado contrato com o mestre Antônio Moreira Gomes para as obras de alvenaria e cantaria, as quais deveriam obedecer ao risco apresentado pela Irmandade. Tratava-se provavelmente de um projeto ambicioso, uma vez que sua estrutura nunca chegou a ser concluída. A falta de recursos da Irmandade, agravada por fatores econômicos e sociais como a decadência da mineração e a Abolição, resultou na lenta evolução das obras, até sua definitiva paralização. Desta forma, os trabalhos contratados com o mestre Antônio Moreira Gomes, se estenderam até 1780, quando finalmente são concluídas as obras da capela-mor e da sacristia, cuja benção ocorre no ano seguinte. A partir daí, as obras sofrem várias interrupções, sendo depois retomadas através de sucessivos contratos firmados com Leonardo de Moinhos, em 1798, mestre Antônio Ferreira da Costa, em 1805, mestre Antônio José Dias, em 1819, e mestre pedreiro Antônio José da Silva Guimarães, em 1856. Entre esse ano e o de 1878, os Irmãos do Rosário não mediram esforços para concluir as obras da igreja, mas foram impedidos pela dispersão religiosa dos negros, fruto da Abolição que se daria mais tarde. A singularidade da igreja do Rosário reside na nave, supondo tratar-se da primitiva e humilde capela de taipa. De fachada autônoma, conservada e mantida, apresenta as paredes em taipa e encontra-se inserida na estrutura maior e de pedras da nave inacabada, não se sabendo a época de sua construção. Germain Bazin sustenta a hipótese da mera conservação para o culto “da primitiva e humilde capela de taipa “, até que se desse o definitivo acabamento do edifício. Essa velha parte da igreja, ainda hoje utilizada como nave, corria risco de desabamento quando, a 5 de julho de 1807, se determinou a reforma de seu engradamento e telhado, e ainda a construção do adro. A planta da igreja inacabada é composta por duas secções retangulares, a primeira, correspondente à nave, é alargada nos lanços laterais da fachada pelas bases das torres e a segunda corresponde à capela-mor e sacristias laterais. Pequena capela, de volume autônomo e forma retangular, encontra-se inserida no corpo da nave, a partir de sua metade e até o arco-cruzeiro da estrutura inacabada. Ao adro da edificação inconclusa, dá acesso uma escada em dois lances, que lembra a escadaria monumental do Santuário de Congonhas. A estrutura da construção inacabada é em alvenaria de de pedra, com enquadramento dos vãos em cantaria. A fachada é constituída pela porta principal, duas aberturas superiores para janelas e duas seteiras em cada flanco de base de torres. A pequena capela ou parte coberta da nave apresenta fachada rústica, porta simples encimada por janela com pequena grade de madeira torneada, cunhais e vãos em madeira. Internamente, possui piso de assoalho comum, teto forrado de esteira caiada e coro bem rústico. O arco cruzeiro, elemento de ligação entre a antiga capelinha e a capela-mor, é em pedras. A capela-mor, parte concluída da estrutura definitiva, possui piso em campas, enquadramento dos vãos em cantaria e teto de tábuas, em caixotões, com pintura decorativa. As duas sacristias se comunicam com a capela-mor. A ornamentação interna é pobre, constituída pelo altar-mor em madeira lisa, com dois pequenos nichos laterais e tribuna do trono delimitada por pintura tosca, simulando colunas, encimada por um desenho simbólico. A antiga capelinha apresenta dois altares laterais rústicos, em tábua lisa, com nichos recortados e encimados por pinturas bastante simples. Já a pintura do teto da capela-mor é mais apurada, com símbolos alusivos à Ladainha de Nossa Senhora. A igreja conserva em seu interior imagens de madeira policromada de boa qualidade e algumas peças de alfaia de valor. O conjunto inacabado da igreja, que constitui importante documento do processo construtivo da arquitetura mineira colonial, foi restaurado pelo IPHAN, no período compreendido entre 1944-1945. As obras incluíram a reconstrução do telhado, consertos de esquadrias, estabilização de forro, recomposição de pisos, revestimento e pintura, bem como o escoramento da nave (antiga capelinha). Texto extraído de: Barroco 8.
Livro de Belas Artes Inscrição:112 Data:13-6-1938