Quem tem um pequeno negócio costuma preocupar-se bastante com a sobrevivência do mesmo, já que não é incomum ver pequenos empreendedores passando por problemas sérios por culpa de grandes erros cometidos.

Mas quais são os maiores erros que podem levar ao fim de um pequeno empreendimento?

Com certeza você já se fez esse questionamento, portanto, é hora de saber a resposta para ele, deixando-o por dentro de tudo para evitar que esses erros sejam cometidos em seu negócio.

Vamos lá!

1- Busca pelo crédito sem fazer um planejamento

Calculando juros
É importante calcular os juros antes de fazer qualquer acordo com banco.

Um dos maiores erros que um empreendedor pode cometer e acabar com seu pequeno negócio é buscar por crédito sem fazer um planejamento.

Em época de coronavírus, a busca por sobrevivência faz com que mais empreendedores peçam liberação de crédito e há muitas opções de financiamento disponíveis em bancos.

Entretanto, apesar de parecer algo positivo, é importante ressaltar a questão dos juros e dos prazos cobrados pelo crédito oferecido ao empreendedor.

Não são todas as linhas de crédito que irão lhe ajudar e dependendo de qual seja a situação que o seu negócio está passando, isso pode gerar muitos problemas no futuro.

2- Não considerar o seu pró-labore

Uma das principais regras de sucesso no mundo dos negócios, é não misturar conta da empresa com a pessoal, se você quer prosperar, leve isso a sério.

Todo empreendedor, não importa se tem um pequeno negócio ou um grande negócio, precisa considerar o seu pró-labore, ou seja, a sua remuneração como dono.

Isso vai ajudar bastante na questão do controle financeiro do seu negócio, sendo então indicado estabelecer um valor fixo de salário pelo seu serviço.

Quando o empreendedor não estabelece esse valor, ele cai no grande risco de vir a retirar mais dinheiro do que deveria da empresa, misturando suas contas pessoais com a conta do negócio.

Esse tipo de atitude passa a comprometer bastante a lucratividade da empresa, já que o caixa é utilizado para pagar os gastos extras que surjam em sua vida, por exemplo.

3- Reduzir os custos para conseguir aumentar os lucros

Aumentando o investimento
Na hora de reduzir custos, tome cuidado! Não mexa na qualidade, foque em negociar taxas, trocar de ferramentas, evitar desperdícios.

As vendas são o que farão a receita do seu pequeno negócio disparar, ainda mais nos períodos em que há uma grande crise.

Apesar disso, é preciso tomar cuidado para não reduzir os custos dos produtos de forma aleatória, para conseguir vender mais, e acabar impactando diretamente os lucros obtidos.

É muito importante que você elabore bem as estratégias para reduzir os custos, para que elas realmente venham a funcionar, e para isso é essencial fazer uma análise não só da dinâmica das vendas, mas do comportamento dos clientes.

4- Insistir em canais que não funcionam para o negócio

Várias redes sociais
Não tem como abraçar o mundo, foque nas redes sociais, nas quais te dão o maior retorno.

Mais um enorme erro que os pequenos negócios cometem é insistir em canais que não funcionam, fazendo com que não haja retorno com os clientes.

Existem muitas empresas que costumam utilizar as mais diversas redes sociais, mesmo aquelas nas quais seu público-alvo não está presente, o que é um enorme erro.

Ao perceber que uma determinada rede social não está trazendo retorno, ao invés de continuar investindo e perdendo dinheiro com ela, você deve abolir o seu uso.

O mesmo vale para qualquer canal que não apresente algum tipo de retorno, seja ele o Whatsapp ou ainda o e-mail, para fazer o e-mail marketing.

Ter isso em mente vai fazer com que você obtenha ótimos resultados com seu negócio, fazendo-o crescer e evitando que isso acabe impactando a continuidade dele.

5- Ficar sem investir em marketing

Existem várias maneiras de crescer o marketing do seu negócio, cada uma tem sua particularidade e valor, você saber a que encaixa melhor ao seu negócio é importante para ter ótimos resultados. Uma dica que te dou: Experimente e analise!

“Dá-se muita atenção ao custo de se realizar algo. E nenhuma ao custo de não realizá-lo”. Phillip Kotler

Em vez de se perguntar o quanto vai custar o marketing da sua empresa, você já pensou o quanto perde ao não dar atenção a essa área?

Uma boa estratégia de marketing é fundamental para aumentar seus lucros, conseguir novos clientes e fidelizar os atuais.

Marketing é muito abrangente, mas o objetivo principal é impulsionar as vendas, existem estratégias de curto, longo prazo e muitas ferramentas, tanto dentro e fora da internet, além de diversos campos dentro dessa área. Muitos negócios com serviços e produtos bons fecham as portas ou ficam estagnados, por não darem atenção ao marketing.

Conclusão

Como você pôde ver, há muitos erros que os pequenos negócios cometem e que podem colocar em risco a vida dessas empresas.

Neste texto, você viu quais são os erros mais comuns de serem cometidos pelos pequenos empreendedores, de modo a impedir que eles ocorram e atrapalhem o seu negócio.

Gostou do artigo de hoje sobre os 5 grandes erros que têm acabado com os pequenos negócios?

Cleber Paes

Olá, tudo bem? Meu nome é Cleber Paes, tenho vários negócios e projetos na internet, um deles é o Sou Sabará. Nas minhas redes sociais abaixo, você pode conferir alguns projetos e dicas, te espero!

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