Grupo de Pastorinhas de Sabará
Folclore – Religião – Pastorinha urbana
Rua Mestre Paes, 48 – Fogo Apagou
Centro
(31) 3671.4555 – 8808.1954
ro**************@gm***.com
pastorinhascantaeencanta.blogspot.com
A manifestação de origem portuguesa louva o nascimento do Menino Jesus, no período entre 25 de dezembro e 6 de janeiro, quando visita, com o presépio, em torno de seis casas por noite. O grupo funciona desde 2005, porém, a manifestação vem de tempos imemoriais.
Crianças, pais e mães da região do centro da cidade participam; ao todo, 20 crianças e 10 tocadores visitam as casas de diversos bairros de Sabará. Membros da diretoria, pais e mães levam os instrumentos: violão, timba, maraca, triângulo, xique-xique e pandeiro.
Nos meses de setembro e outubro, juntam-se as crianças para o ensaio das canções – recolhidas de senhoras que participaram de outros grupos, assim como para distribuição do figurino e elaboração do roteiro. Dividem-se as meninas dos cordões vermelho e azul, aos quais se seguem personagens diversos que remetem à vida no campo, tais como floristas, jardineiros, camponeses, além de velhinhos, três reis magos e marinheiros. À frente, vai o anjo com o estandarte e os reis. O cordão azul representa o manto de Maria, o cordão vermelho o manto de Jesus.
Realizado pelo ODC Observatório da Diversidade Cultural – Projeto “Mapa da Diversidade Cultural”