Bem-vindo ao Portal de Sabará - MG

Festa de Nossa Senhora do Rosário de Sabará

n-s-rosario-01

Festividades de Nossa Senhora do Rosário de Sabará

Celebração religiosa e cultural

Paróquia de Nossa Senhora do Rosário

Praça Melo Viana, s/n

Centro – Sabará/MG

(31) 36711523

[email protected]

www.rosariosabara.blogspot.com

Remetendo às celebrações organizadas pela extinta Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Sabará desde o século XVIII, as quais estavam circunscritas à comunidade negra, a Festa de Nossa Senhora do Rosário de Sabará se tornou, nos últimos vinte anos, ocasião de encontro entre os mais variados grupos religiosos e culturais do município e região, cada qual com seus respectivos santos padroeiros. Ao mesmo tempo, se propõe como ação de valorização da cultura negra, apropriando-se da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Sabará, que se mantém inacabada desde a Abolição de Escravidão, como símbolo de sua resistência. Iniciada há aproximadamente 300 anos, com diversas interrupções ao longo de sua trajetória, foi retomada há 20 anos pelo Museu do Ouro e, em seguida, abraçada pela Paróquia de Nossa Senhora do Rosário. Para sua organização, a festa conta com em torno de 5 mil participantes, integrantes dos mais diversos grupos culturais e religiosos. A celebração ocorre ao longo de todo o mês de agosto, tendo seu auge no último domingo do mês.

No início do mês acontece o Levantamento da Bandeira de Aviso, com a participação da Guarda de Marujo de Nossa Senhora do Rosário, do bairro Roça Grande, e seguido pela realização do Comida de Senzala, um evento voltado para confraternização com músicas e pratos típicos e, ao mesmo tempo, para arrecadação de recursos para a festa propriamente dita. Nos dias que se seguem, os organizadores fazem a distribuição de cartas aos fiéis, solicitando alimentos e outras contribuições, enquanto a rainha festeira se dedica ao preparo de quitutes , bem como à elaboração de um livro de receitas,a serem oferecidos aos mesmos fiéis.

No penúltimo sábado do mês os festeiros oferecem um café da manhã, a partir do qual sai um cortejo com diversas guardas em direção à Igreja Matriz para Levantamento da Bandeira do Rosário e Missa Conga. Inicia assim o período de nove dias que antecede a festa propriamente dita. Ao longo dele rezam-se, diariamente, missas, novenas e ladainhas na Igreja Matriz, as quais são acompanhadas pelas Mucamas de Nossa Senhora do Rosário, do bairro Adelmolândia, que animam os ritos com seus cantos e danças. No sexto dia de novena, ocorre a distribuição dos quitutes e do livro de receitas da rainha.

No último domingo do mês acontece então a grande Missa Festiva em honra a Nossa Senhora do Rosário, com a presença de diversos músicos afro-brasileiros, responsáveis pelos cantos. Em seguida, ocorre um extenso Cortejo Cultural pelas ruas do Centro Histórico, integrado por guardas de Congo, Moçambique, Caboclos e Marujos de todo o estado de Minas Gerais, entre outros grupos convidados pelo pároco (irmandades, bandas, artistas), os quais formam diversas alas histórico-culturais. Por fim, o cortejo retorna à Igreja Matriz, onde acontece a saudação de todas as guardas à imagem de Nossa Senhora do Rosário e aos reis festeiros. A festa se encerra com um almoço comunitário, oferecido a todos os participantes, porém ao longo da tarde muitos grupos continuam tocando ao redor da Praça Melo Viana.

Realizado pelo ODC Observatório da Diversidade Cultural – Projeto “Mapa da Diversidade Cultural”

Adicione o número abaixo na sua lista de contatos e envie “Oi” para receber as notícias do Sou Sabará no seu Whatsapp

 



Fechar Menu