Conheça o Projeto Recicla Pompéu

pompeu
Projeto Reclicla Pompéu

Implantado em dezembro de 2013 e idealizado por uma comissão comunitária do bairro Pompéu, formada por Silas Fonseca, as irmãs Nádia e Laura Fonseca, Cayobi Nunes e Alisson Rodrigues, o Projeto Recicla Pompéu é uma ótima demonstração de que com iniciativas podemos fazer alguma diferença no mundo e incentivar as gerações futuras.

Segundo o idealizador Silas Fonseca, o foco principal do projeto é dar uma cara nova para o bairro, retirando as garrafas pets e os lixos das margens do rio, além de contribuir para a educação ambiental dos jovens, contando sempre com a participação da população.

Continue lendo após a publicidade




Atualmente o projeto abrange cerca de 40% dos domicílios do bairro, sendo o foco principal a região popularmente chamada de “Prainha”, que fica próxima ao rio Sabará. São recolhidas garrafas pets e materiais reciclados em 70 casas e ao longo da margem do rio, visando sempre inibir o descarte deste material de forma inadequada, que há muito tempo contribui na poluição do Rio Sabará.

“É muito gratificante participar deste projeto. É bonito ver a alegria das pessoas em nos receber e o orgulho que elas sentem em fazer parte dele. Uma das coisas mais gratificantes é ver as crianças ajudando e me perguntam o que é reciclagem. Elas ficam impressionadas com o tanto de lixo jogado na beira do rio”, comenta Nádia Fonseca, uma das idealizadoras do projeto.

A frequência da coleta é a cada 15 dias, na parte da manhã, onde eles recolhem o material e depois selecionam tudo para armazenar e destinar da forma correta. Ao todo já foram recolhidos mais de 150 quilos de pet, material que mais polui os rios e o solo, levando em conta que a pet demora muito tempo para se decompor na natureza, prejudicando assim o meio ambiente.

Naila Sampaio com apenas 8 anos colabora com o projeto e destaca que: “O rio está secando. Estamos precisando de pessoas que coletem mais lixo e plantem mais árvores na beira do rio. O mundo precisa da ajuda de todos, e com este projeto podemos mudar o mundo”, afirma confiante.

A meta para este ano é ampliar o projeto para abranger 100% das casas de todo Pompéu, mas para isso eles ainda precisam de patrocínio e ajuda de voluntários. Para quem puder contribuir de alguma forma a próxima data esta marcada para domingo dia 20 de abril ás 08h30.

Mais informações na página:

https://www.facebook.com/projetoreciclapompeu

Compartilhe:

Veja stories do Sou Sabará

Veja stories do Sou Sabará Notícias