Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Museu do Ouro/Ibram/Minc
Foto: Museu do Ouro/Ibram/Minc

O prédio do Museu do Ouro/Ibram é um autêntico exemplar da arquitetura colonial do século XVII. Foi a Antiga Casa de Intendência e Fundição (única de pé que preserva as características originais no Brasil) responsável pela cunhagem e tributação do ouro extraído da antiga Comarca do Rio das Velhas.

Depois que suas atividades foram terminadas, a construção foi a leilão em 1840, depois disso já serviu como residência e escola. Foi adquirida posteriormente pela Companhia Siderúrgica Belgo Mineira e doada ao então Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico – SPHAN, que a restaurou para transformá-la em Museu. Sua inauguração foi em 16 de maio de 1946 e hoje é administrada pelo Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM, órgão do Ministério da Cultura.

Um dos pontos históricos mais conhecidos de Sabará, O Museu do Ouro/Ibram conta com uma infinidade de artefatos antigos e instrumentos autênticos relativos ao ofício do ouro, sendo destaque a mais antiga prensa usada em uma casa de fundição, datada de 1670. No pátio, encontra-se um autêntico engenho de triturar minério de ouro, projetado e construído para substituir a mão de obra escrava no ofício de triturar o minério.

Continue lendo após a publicidade

Informações

Endereço: Rua da Intendência, s/n, Centro – Sabará/ MG.

Telefone: (31) 3671-1848.

Fotos: Museu do Ouro/Ibram/Minc

Publicações Relacionadas

Fique ligado em tudo que acontece em Sabará!

Quer receber informações por email?

Se você tiver interesse de receber as atualizações do Sou Sabará em seu email, com notícias, vagas de emprego, cursos, eventos, etc... Cadastre-se abaixo. É grátis.

Quer receber informações por Whatsapp?

Adicione o número abaixo na sua lista de contatos e envie "Oi" para receber as notícias do Sou Sabará no seu Whatsapp