Bem-vindo ao Portal de Sabará - MG

Museu do Ouro, uma viagem ao passado sabarense

Museu do Ouro/Ibram/Minc
Foto: Museu do Ouro/Ibram/Minc

O prédio do Museu do Ouro/Ibram é um autêntico exemplar da arquitetura colonial do século XVII. Foi a Antiga Casa de Intendência e Fundição (única de pé que preserva as características originais no Brasil) responsável pela cunhagem e tributação do ouro extraído da antiga Comarca do Rio das Velhas.

Depois que suas atividades foram terminadas, a construção foi a leilão em 1840, depois disso já serviu como residência e escola. Foi adquirida posteriormente pela Companhia Siderúrgica Belgo Mineira e doada ao então Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico – SPHAN, que a restaurou para transformá-la em Museu. Sua inauguração foi em 16 de maio de 1946 e hoje é administrada pelo Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM, órgão do Ministério da Cultura.

Um dos pontos históricos mais conhecidos de Sabará, O Museu do Ouro/Ibram conta com uma infinidade de artefatos antigos e instrumentos autênticos relativos ao ofício do ouro, sendo destaque a mais antiga prensa usada em uma casa de fundição, datada de 1670. No pátio, encontra-se um autêntico engenho de triturar minério de ouro, projetado e construído para substituir a mão de obra escrava no ofício de triturar o minério.

Informações

Endereço: Rua da Intendência, s/n, Centro – Sabará/ MG.

Telefone: (31) 3671-1848.

Fotos: Museu do Ouro/Ibram/Minc

Adicione o número abaixo na sua lista de contatos e envie “Oi” para receber as notícias do Sou Sabará no seu Whatsapp

 



Fechar Menu