Um comunicado lido pelo bispo auxiliar dom João Justino de Medeiro após a missa, anunciou a interrupção das atividades religiosas no Santuário Santo Antônio de Roça Grande, por causa da violência, nesta semana um padre foi roubado dentro do Santuário ele rendido e amarrado com o cinto.
Veja o comunicado abaixo:
Santuário Santo Antônio (Sabará)
Comunicado
O Santuário Arquidiocesano Santo Antônio de Roça Grande (Sabará), em razão dos recorrentes atos de violência que ameaçam a vida de sacerdotes e colaboradores, além dos prejuízos com roubos e danificação do patrimônio, terá suas atividades religiosas suspensas por tempo indeterminado pela Arquidiocese de Belo Horizonte. É importante destacar que todas as ações pastorais e administrativas são definidas pela Arquidiocese, que indica, orienta e acompanha as diretrizes e regras que regem o Santuário.
O Santuário Arquidiocesano Santo Antônio de Roça Grande tem uma história de três séculos de peregrinações. São 300 anos de devoção e fé cristã católica. Por isto mesmo, diante da gravidade dos acontecimentos, torna-se urgente buscar caminhos para superar a insegurança e garantir que o Santuário seja preservado e respeitado como lugar sagrado, referência histórica de Sabará e de Minas Gerais.
Assim, estão suspensos todas as Missas celebradas na Ermida e os serviços religiosos prestados (na Ermida e na Igreja Nova). A partir desta terça-feira, dia 28 de outubro, haverá apenas duas Missas durante a semana: nas manhãs de terça-feira e de domingo, sempre às 8 horas, na Igreja Nova.
Os batizados já agendados serão celebrados normalmente.
Pedimos a ajuda de todos, principalmente da comunidade de Roça Grande, das autoridades civis e militares, para encontrar soluções e garantir que o Santuário Arquidiocesano, patrimônio da fé cristã católica, possa retomar suas atividades religiosas.
Região Episcopal Nossa Senhora da Piedade