Durante a noite desta quarta-feira (21), a Polícia Militar de Meio Ambiente realizou uma operação chamada “Operação Piedade” e conseguiu deter vinte indivíduos suspeitos de praticarem extração ilegal de minério de ferro na Serra da Piedade, localizada em Sabará na divisa com Caeté. De acordo com informações da PM, o serviço de inteligência da polícia vinha monitorando a atividade dos extratores na região.
A Polícia Militar de Meio Ambiente relatou que o local onde ocorria a extração ilegal do minério é de difícil acesso, desprovido de iluminação e os veículos apreendidos bloqueavam o caminho. Durante a operação, os policiais conseguiram cercar as saídas do local da extração para impedir que os suspeitos escapassem. Conforme registrado na ocorrência, o grupo é organizado e possui funções bem definidas, com indivíduos responsáveis pela operação das máquinas, transporte do minério extraído e até mesmo vigias que monitoravam o local.
Os suspeitos detidos e os materiais apreendidos foram encaminhados ao Batalhão de Polícia Militar de Meio Ambiente, em Belo Horizonte. Posteriormente, os militares serão encaminhados à Delegacia de Polícia Federal.