Bem-vindo ao Portal de Sabará - MG

Contação de Histórias – Chiquinho – TV Muro

chiquinho-01

Chiquinho – TV Muro
Contação de Histórias
Causos e Lendas de Sabará

Chiquinho ensina brincadeiras tradicionais às crianças nas ruas e praças de Sabará. Histórias, “causos” e mitos do folclore local são a matéria prima da contação.Uma de suas histórias mais conhecidas é sobre a “loura do cemitério do Carmo” que sai de madrugada, em agosto, mês em que morreu dentro da Igreja Nossa Senhora do Carmo. Reza a lenda que seguiu um homem, com o vestido de casamento, sujo, e contou a ele sua história, frente à insistência do homem em conhecê-la. Moradores encontraram o vestido no túmulo dela.

Tem ainda a lenda da Mulher do Algodão: “Se você fizer uma bagunça, a mulher do algodão vem e puxa sua perna”, Chafariz Kaquende, Dono da Noite, do Padre que perdeu a chave do Sacrário, da Lagoa da Reta e da Procissão das Almas: “uma senhora Dona Sinhá ficava em seus aposentos cuidando da vida alheia; uma pessoa entregou uma vela a ela e disse pra não apagar a vela que voltaria pra pegá-la. Ao apagar a vela tinha ali, então, um osso de defunto. Depois disso, ninguém nunca mais ficou na janela, porque não podia ver a procissão das almas”.

“Acredito que Sabará é a cidade mais assombrada de Minas”, garante Chiquinho que conta histórias, também, na TV Muro, criada por ele: “TV do povo que você só vê no muro”. O pai cinéfilo mostrou a beleza da arte, quando exibia filmes com máquina de carvão no cine Bandeirantes, onde Chiquinho conheceu Trapalhões e Mazzaropi. A inspiração foi grande o suficiente para a ideia de criar a TV Muro, aos 10 anos.

Inspirado nas histórias cidade, fez o filme “Lendas de Sabará, histórias que o povo conta”, com senhoras beatas que já faleceram, como Dona Berlamina que morreu com 105 anos de idade. As personagens contam causos e lendas da cidade, acompanhadas da narração de Chiquinho.

Histórias de Fantasmas

Realizado pelo ODC Observatório da Diversidade Cultural – Projeto “Mapa da Diversidade Cultural”

Adicione o número abaixo na sua lista de contatos e envie “Oi” para receber as notícias do Sou Sabará no seu Whatsapp

 



Fechar Menu